Desde a confirmação da 3ª onda da Covid-19 e das inúmeras ações adotadas pelo Estado e nos municípios, uma em particular consiste na execução de uma força-tarefa dos órgãos de segurança para reforçar a fiscalização em bares, restaurantes e casas noturnas para verificar se esses locais estão cumprindo o que estabelece atualmente no decreto estadual nº 2.044/2021, quando regulamentou o Passaporte da Vacina no Pará.
+ Vídeo: operação fiscaliza exigência do passaporte vacinal
A operação, chamada de “Tolerância Zero”, entrou em ação no último final de semana e somente na Região Metropolitana de Belém fiscalizou 130 estabelecimentos comerciais. A operação coordenada pela Segup, que atua com os demais órgãos de segurança, advertiu desse total 25 locais e um foi fechado.
As fiscalizações são realizadas todos os dias, em dois turnos: pela manhã, com objetivo de verificar o funcionamento dos restaurantes, e à noite, voltadas aos bares e casas noturnas.
Descumprimento
O objetivo principal da operação é verificar se os estabelecimentos estão exigindo de seus frequentadores a carteira de vacinação ou o comprovante digital (ConectSUS), com a comprovação das duas doses, como determina o decreto governamental.
Em caso de descumprimento, os estabelecimentos estão sujeitos a multas, podendo o valor chegar a até R$ 50 mil para pessoas jurídicas, a ser duplicada a cada reincidência, e ainda R$ 150,00 para pessoa física que não esteja usando máscaras ou infringindo algum item do decreto governamental.
O descumprimento do decreto governamental pode ocasionar também embargo ou interdição do estabelecimento comercial.
E MAIS:
+ Passaporte vacinal será obrigatório em jogos do Parazão
+ Ananindeua vacina crianças de 6 anos na terça; veja locais!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar