Um dos golpes mais recorrentes no Brasil tem envolvido a falsa transferência por Pix. Ao que parece, esta modalidade digital de transferir valores da conta bancária sem cobranças de taxas não veio unicamente para facilitar a vida das pessoas. Em paralelo ao serviço, muitos usuários precisam ficar atentos a ação de estelionatários, que são rápidos na hora de fazer vítimas.
Em Belém, uma adolescente de 17 anos foi apreendida pela Polícia Civil ao ser flagrada aplicando golpes por Pix. Ela negociava produtos, em especial aparelhos de celular e notebooks, que estavam sendo anunciados na internet.
Segundo a polícia, a adolescente combinava de encontrar com o vendedor em um local de grande movimento e de posse dos aparelhos, simulava fazer o pagamento por Pix, apresentando um comprovante falso.
Veja quais são os golpes do PIX e como não cair neles
A "novinha do Pix", como passou a ser chamada pelas vítimas, tentou aplicar o golpe em um policial, que desconfiou da atitude suspeita da jovem e registrou o caso na Seccional Urbana de São Brás. A equipe de investigação ficou a paisana no local combinado para a efetivação da compra e fez a autuação em flagrante.
A vítima e a suspeita se encontraram no Terminal Rodoviário de São Brás, por sugestão da própria adolescente, que alegou ser um espaço seguro devido ao movimento intenso de pessoas. O comprovante foi forjado por meio de aplicativo de celular. O flagrante foi no último fim de semana, mas novas vítimas compareceram ontem (23) e nesta terça-feira (24) na delegacia.
"Já sabemos que ela não agiu sozinha. Ela manteve contato com um homem, no qual alegou ser um motorista de aplicativo que a levou até o local", contou o delegado Tarsio Martins, complementando que "estamos trabalhando para identificar este suspeito".
Erro de português entrega golpista do PIX em Belém
Quatro vítimas da adolescente já compareceram na unidade policial para relatar o golpe. "Inclusive, um homem que a entregou um cordão de ouro na última quinta-feira(19), após o mesmo contexto fraudulento", disse Tarsio.
Por se tratar de uma adolescente, a suspeita foi encaminhada para Divisão Especializada de Atendimento ao Adolescente. As diligências na Seccional de São Brás continuam, em virtude do aparecimento de mais vítimas e das diligências para identificar e localizar o suspeito que agia com a adolescente.
Outro caso em Belém:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar