plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EXCLUSIVO

Vídeo: drone termal é usado na caça de assaltantes no Pará 

O recurso tem colaborado com policiais que integram a Operação Cerco que busca por criminoso suspeitos de assaltar um condomínio e matar um policial militar em Ulianópolis, no sudeste do Pará.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: drone termal é usado na caça de assaltantes no Pará  camera A ferramenta também colabora na protenção e deslocamento de policiais em áreas de mata. | ( Reprodução )

O investimento em tecnologia tem se tornado nos últimos anos um dos maiores trunfos dos órgãos de segurança pública no combate à criminalidade no Brasil, e no Pará não é diferente. O Estado conta com as aquisições de drones, equipamentos capazes de extrair informações contidas em aparelhos celulares, tablets e computadores, além de câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial e leitura de placas veiculares e módulo de análise forense.

Após a morte do sargento da Polícia Militar Aldalto Carneiro Lira, de 55 anos, durante um assalto com refém em um condomínio na última segunda-feira (13), em Ulianópolis, no sudeste do Pará, uma grande operação foi montada com policiais civis e militares atuando em vários pontos da cidade em uma caçada ao grupo criminoso, que resultou na morte de quatro dos seis bandidos já identificados, durante intervenção policial.

A operação policial envolve dezenas de policiais militares e civis, alguns deles especializados. Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) e um drone termal também estão sendo utilizados na ação e auxiliaram na localização dos bandidos, que se separaram e entraram em mata fechada para tentar fugir do cerco policial. A informações foram confirmadas pelo Comandante do Policiamento Reginal (CPR-6), que está a frente da operação.

El Chapo morre em confronto com a polícia em Ulianópolis

Do alto, o equipamento, que mapeia em vermelho pontos de calor, foi fundamental para localizar os criminosos escondidos na mata fechada às margens da BR-010 entre os municípios de Paragominas e Ulianópolis. As imagens obtidas com exclusividade pelo DOL mostram parte do trabalho de ação integrada entre policiais civis e militares e como os agentes se deslocam na mata com facilidade, conseguindo antecipar movimentos de criminosos, e até possíveis animais silvestres e preservar a integridade dos policiais.

Até o momento, os agentes de segurança pública conseguiram localizar quatro bandidos: Marciel Farias Machado, conhecido como ‘El Chapo’; Matheus de Sousa Cordeiro, o Matheuzinho; Manoel Moraes Rodrigues, vulgo 'caolho'; e Luan Peres da Costa. Todos morreram em intervenção policial.

OPERAÇÃO

A operação cerco, que ocorre na cidade conta com diversos policiais de cidades vizinhas como Dom Eliseu e Paragominas, além de forças especializadas da Polícia Militar como o Grupamento Tático Operação (GTO), Batalhão de Missões Especiais (BME) de Castanhal, nordeste do Pará; além do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), vindos da capital paranaense.

De acordo com a Polícia Civil, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), de Belém, da Superintendência de Paragominas, Delegacia de Homicídios de Paragominas, da delegacia de Ulianópolis e Delegacia de Dom Eliseu realizam diligências para identificar e localizar os envolvidos no crime. Informações que possam ajudar nas investigações podem ser repassadas através do disque-denúncia (181).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias