Dois sargentos da Polícia Militar, Romeu Menezes de Azevedo e Silvio Mendes da Silva, foram detidos em flagrante na cidade de São Miguel do Guamá, no Nordeste do Pará, na última terça-feira (17), sob acusações de concussão e cárcere privado.
Os policiais, de acordo com as autoridades locais, teriam exigido um pagamento de R$ 20 mil da companheira de um homem que estava com um mandado de prisão em aberto emitido pela Justiça do Maranhão. Caso o valor não fosse pago, ameaçaram prendê-la.
Os dois sargentos compareceram a uma audiência de custódia nesta quinta-feira (19) e foram liberados sob a condição de usar tornozeleiras eletrônicas, enquanto o processo segue sob investigação.
"Eles foram autuados em flagrante delito pela corregedoria da PM, e em audiência de custódia, foram liberados mediante monitoramento eletrônico", informou ao DOL o promotor de Justiça Militar Armando Brasil.
Conteúdo relacionado
- PM é detido após pedir R$ 110 para liberar motorista
- Oficial é afastado após morte de PM com tiro na cabeça
- Afastado oficial que atirou e matou PM em Cametá
O caso
- O incidente ocorreu quando os policiais estavam armados e, segundo relato das autoridades, ameaçaram não apenas a vítima, mas também suas duas filhas, de 10 e 12 anos. Os militares teriam advertido as crianças a ficarem em silêncio, caso contrário, chamariam atenção de pessoas no local.
- Uma amiga da mulher denunciou os abusos cometidos pelos sargentos Romeu e Silvio, e uma equipe do 42º Batalhão de Polícia Militar (42º BPM), responsável pelo patrulhamento na região, foi acionada.
- Ao chegarem no local, os policiais encontraram os dois sargentos dentro de um veículo Honda Fit prata. A vítima estava em um Kia Cerato prateado, a caminho de uma agência bancária para sacar mais dinheiro e entregá-lo aos suspeitos.
- Os policiais foram abordados e com eles entraram duas pistolas pertencentes a corporação e as carteiras funcionais dos militares. Também foi encontrado com eles, cartões de créditos, celulares, um par de algemas e joias pertencentes a vítima, escondidas no porta luvas do Honda Fit.
Unidade de Custódia e Reinserção
Após a abordagem e a suspeita, os dois receberam voz de prisão e foram encaminhados à unidade de de Custódia e Reinserção, localizada em Santa Izabel. Romeu é do 45º BPM, que fica em Tailândia, já Silvio, do 24º Batalhão, em Belém.
Processo já se encontra no MP
O processo já se encontra no Ministério Público (MP) para oferecimento de denúncia e posteriormente poderá seguir para Justiça Militar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar