plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
POLÍCIA FEDERAL

Pará: 200 mil maços de cigarro ilegal são apreendidos

A embarcação foi apreendida próximo ao arquipélago do Marajó, no Pará. Oriunda do Amapá, tinha como destino a cidade paraense de Abaetetuba

Imagem ilustrativa da notícia Pará: 200 mil maços de cigarro ilegal são apreendidos camera Embarcação que foi apreendida | Reprodução Polícia Federal

Cinco indivíduos foram detidos e aproximadamente 200 mil maços de cigarros foram confiscados em uma operação conjunta da Polícia Federal e da Marinha do Brasil. A apreensão ocorreu em um barco pesqueiro, interceptado na tarde de terça-feira (2/4), nas águas próximas ao Arquipélago do Marajó.

Durante uma inspeção inicial, também foram encontrados a bordo cerca de R$ 4,5 mil em dinheiro e seis dispositivos celulares.

A embarcação e os ocupantes estão programados para chegar a Belém na tarde desta quarta-feira (3/4), escoltados pelo Navio-Patrulha Guarujá, pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte da Marinha do Brasil, além de equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Grupo Especial de Polícia Marítima (GEPOM) da PF.

Conteúdos relacionados:

Segundo a Marinha do Brasil, o barco, com aproximadamente 20 metros de comprimento, partiu do porto de Santana/AP com destino a Abaetetuba/PA. Ele foi apreendido pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) devido à falta de um condutor habilitado e à ausência de documentação.

Os cigarros confiscados não possuíam o selo de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo considerados ilegais no Brasil. Em 2023, a PF apreendeu 1,1 milhão de maços de cigarro. Apenas nos três primeiros meses deste ano, mais de 6 milhões de maços foram apreendidos.

Quer ler mais notícias de polícia? Acesse nosso canal no Whatsapp

De acordo com o Código Penal Brasileiro, o crime de contrabando, que consiste na importação ou exportação de mercadoria proibida, é punível com pena de reclusão de dois a cinco anos. Essa pena é aumentada para o dobro se o crime é praticado por meio de transporte aéreo, marítimo ou fluvial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias