plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
IMAGENS FORTES

VÍDEO: Homem suspeito de cometer zoofilia é preso no Pará

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um homem suspeito de cometer zoofilia em Itaituba, no oeste do Pará; legislação brasileira classifica ato como crime de abuso.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia VÍDEO: Homem suspeito de cometer zoofilia é preso no Pará camera Vídeo que circula nas redes sociais flagra um homem suspeito de cometer zoofilia no Pará. | Reprodução

Nem sempre o que acontece em espaços públicos fica apenas na memória de quem presencia. Às vezes, imagens captadas por celulares e compartilhadas nas redes sociais, escancaram cenas que chocam e provocam indignação, lembrando que a atenção e a ação da sociedade são fundamentais para proteger os mais vulneráveis.

Na manhã desta quinta-feira (4), um vídeo perturbador começou a circular nas redes sociais, mostrando um homem suspeito de cometer zoofilia. A gravação, que rapidamente gerou revolta entre internautas, destaca mais uma vez a vulnerabilidade dos animais e a importância da fiscalização, principalmente em espaços públicos.

CONTEÚDO RELACIONADO

O flagrante teria ocorrido na Praça do Cidadão, em Itaituba. Nas imagens compartilhadas, o homem aparece supostamente praticando zoofilia com um cachorro.

Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

A repercussão do vídeo nas redes sociais foi intensa. Um internauta comentou: "Gente, o cara faz isso com um cachorro, imagine o que não faz com crianças por aí".

Outro usuário escreveu: "Pra quem acha isso engraçado, se uma pessoa perde a vergonha de fazer isso com um ANIMAL em via pública, ela é capaz sim de fazer com uma criança, com um adolescente escondido ou até em via pública mesmo, daí pra pior é um passo"

PRISÃO EM FLAGRANTE

Em nota, a Polícia Civil do Pará informou que o suspeito foi preso em flagrante por maus-tratos a animais, consistente em atos de zoofilia. "O caso é investigado pela Seccional de Itaituba", comunicou a PCPA por meio da assessoria de imprensa.

ATENÇÃO: O VÍDEO PODE CONTER IMAGENS FORTES

DOL

O QUE DIZ A LEI

De acordo com a legislação brasileira, a prática de atos sexuais com animais é tipificada como crime de abuso, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O texto estabelece que "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" pode resultar em detenção de três meses a um ano e multa, além de possíveis sanções civis.

Existe também uma proposta de lei em tramitação no Congresso Nacional, o PL 9070/2017, que busca incluir o artigo 164-A no Código Penal. O texto visa tipificar o crime de zoofilia, bestialidade e maus-tratos físicos a animais silvestres ou domésticos, prevendo detenção de 2 a 6 anos, multa e proibição da guarda do animal, além de dobrar a pena caso o animal venha a morrer. Se aprovada, a proposta alterará a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que atualmente prevê penas mais brandas para casos de maus-tratos, reforçando a proteção legal aos animais.

COMO DENUNCIAR?

  • Como denunciar maus-tratos a animais e outros crimes:
  • Disk Denúncia: Ligue para 188.
  • Assistente virtual Iara (WhatsApp): Número (91) 98115-9181.
  • É possível enviar: texto, áudio, fotos, vídeos e localização.
  • Denúncias podem se referir a crimes em andamento ou ocorrências passadas (ex.: recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros).
  • A denúncia também pode prevenir crimes antes que ocorram.
  • Após o envio, o denunciante recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias