Joacy Barros Rocha, conhecido como “Joacy do Pitdog”, irá a júri popular amanhã, no Fórum de Redenção, suspeito de envolvimento na morte do sindicalista Pedro Alcântara de Souza, presidente da Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), no dia 31 de março de 2010, no setor Park dos Buritis, em Redenção.
O juiz Haroldo Silva da Fonseca conduzirá o júri. Na época da prisão, em abril de 2010, Joacy negou envolvimento no crime. Ele está recolhido no Presídio Regional de Redenção. Outro acusado de envolvimento no crime, Romério Roberto de Araújo, conhecido como “Romero”, está preso na penitenciária de Americano, em Belém, e já está indiciado por envolvimento no crime.
Pedro Alcântara de Souza foi assassinado com cinco tiros na cabeça. O sindicalista estava passeando de bicicleta com a esposa, Marielza de Souza, por volta das 18h30, quando dois homens, em uma motocicleta C 100 Biz preta, se aproximaram e dispararam várias vezes contra a vítima, que não teve nenhuma chance de defesa. Segundo a polícia, o crime pode ter sido por encomenda e executado por pistoleiros profissionais.
Pedro Alcântara de Souza foi vereador em Redenção por três mandatos, de 82 a 96, sendo que o primeiro mandato foi exercido por 6 anos. Durante este período, Pedro Alcântara foi presidente do Poder Legislativo por três vezes, em 1991, 1992 e 1995.
INVESTIGAÇÕES
Logo após a morte de Pedro Alcântara, uma pistola calibre 765, apreendida pela Polícia Civil de Redenção, foi identificada como sendo a arma usada para matar o sindicalista. Um laudo pericial realizado pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves com o resultado positivo confirmou as suspeitas da polícia. Segundo a polícia, a arma foi encontrada com “Romero”. Uma moto, também apreendida com o preso, foi a usada no crime.
Ainda de acordo com as investigações presididas pelos delegados Alberto Teixeira e Samelson Igaki, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), e Luís Galrão, que na época estava à frente da Delegacia de Conflitos Agrários de Redenção (Deca), Joacy fundou uma associação de trabalhadores para concorrer com o grupo comandado por Alcântara na liderança do assentamento da fazenda Cristalino, localizada no sul do Pará. “Joacy tem ligações com o grupo de ‘Romério’”, disse o delegado Alberto Teixeira. (Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar