Durante a operação policial “Higeia”, dois homens foram presos em flagrante acusados de crime ambiental, no bairro do Barreiro, em Belém. A dupla foi identificada como Felipe Oliveira Moraes, de 39 anos, e Alex Wagner Ferreira Assunção, de 42 anos. Eles foram encaminhados para o Sistema Penitenciário.

A delegada Virgínia Nascimento da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), que está à frente da operação, disse que crimes ambientais são recorrentes na região: “Os acusados foram autuados na passagem Mirandinha, no momento que se desfaziam de 14 baldes de caroços de açaí.

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Com eles, os agentes também apreenderam uma carroça de madeira, que era utilizada para transportar os resíduos sólidos”, explicou. Até o momento, a operação já rendeu a prisão em flagrante de sete pessoas, além de autuações feitas pelo órgão fiscalizador.

A lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) é inafiançável, podendo resultar em um a cinco anos de detenção, mais a multa. A delegada alerta também para a necessidade de denunciar os casos e de fortalecer a fiscalização:

“A população pode denunciar situações de descarte irregular de resíduos sólidos e outros crimes através do Disque Denúncia, pelo número 181. Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à Polícia informações sobre delitos e formas de violência, com a absoluta garantia do anonimato”.

(Com informações da Polícia Civil)

MAIS ACESSADAS