Diário Online
Notícias / Política
INTERNACIONAL

Netanyahu deixa o comando de Israel após 12 anos

O político Naftali Bennet é o seu sucessor no cargo como primeiro-ministro do país.

domingo, 13/06/2021, 20:31 - Atualizado em 13/06/2021, 20:31 - Autor: ( com informação da Gazeta do Povo )


O político Benjamin Netanyahu.
O político Benjamin Netanyahu. | Foto: ABIR SULTAN/Getty Images

Sendo o primeiro chefe de governo do país nascido em Israel após a declaração de independência do país, o líder político Benjamin Netanyahu ficou no poder por 12 anos seguidos. 

Bolsonaro quer dispensar uso de máscara de imunizados

Neste domingo (13), finalmente o político saiu do governo. O político Naftali Bennet - que é líder do partido de direita Yamina, foi o seu sucessor, após 60 votos contra 59 dados no parlamento.

As opiniões ficaram divididas no país. Milhares de israelenses se reuniram na praça Rabin Square, em Tel Aviv, para comemorar o novo governo. Por outro lado, centenas de manifestantes também se concentraram na frente da residência do primeiro-ministro deposto em demonstração pública de apoio.

Bennet no discurso agradeceu os anos de serviço do antigo líder. "Nem sempre concordamos, mas ambos sacrificamos muito de nossa vida pessoal para servir nosso povo, o povo de Israel. Expressar gratidão é um princípio fundamental do judaísmo."

Ele também citou desafios à frente, como o desenvolvimento de bombas nucleares pelo Irã e a guerra que assola o local. "Por duas vezes na história, perdemos nosso lar como nação justamente porque nossos líderes não foram capazes de se reunir e buscar um acordo. (...) tenho orgulho da habilidade de sentar para conversar com pessoas com pontos de vista bem diferentes dos meus", finalizou.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS