plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DECISÃO

STF suspende convocação de governadores na CPI da Covid

A pedido da ministra, o plenário do STF irá se reunir ainda nesta semana para dar uma decisão final a respeito do tema.

Imagem ilustrativa da notícia STF suspende convocação de governadores na CPI da Covid camera Se convocada, a pessoa é obrigada a comparecer ao Senado e precisa responder todas as perguntas | Valter Campanato/Agência Brasil

Em maio desse ano, o Senado aprovou a convocação de nove governadores para prestarem depoimento na CPI da Covid-19, que está investigando supostas omissões e irregularidades nos gastos de todas as esferas do governo durante a pandemia no país. No entanto, uma intervenção superior garantiu que a convocação fosse suspensa.

+ CPI da Covid: nove governadores serão convocados a depor

Segundo a CNN Brasil, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu as convocação depois de assinar a decisão nesta segunda-feira (21). Ela é a relatora da ação movida pelos chefes dos executivos estaduais contra os requerimentos que foram aprovados na comissão do Senado.

"Tenho por suficientemente evidenciado, pelo menos em juízo preliminar, fundado em cognição sumária inerente aos pronunciamentos judiciais cautelares, que a convocação de Governadores de Estado pelo órgão de investigação parlamentar do Senado Federal (CPI da Pandemia), excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo", escreveu Rosa Weber.

A pedido da ministra, o plenário do STF irá se reunir ainda nesta semana para dar uma decisão final a respeito do tema.

Como funciona?

A convocação é um modelo que obriga o citado a comparecer ao Senado e, a menos que não obtenha um habeas corpus - como foi o caso do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que mesmo sob essas condições compareceu na CPI -, precisa responder todas as perguntas e dizer a verdade em todos os questionamentos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias