plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Em nova pesquisa FSB/BTG, Lula seria eleito no 1º turno

A pesquisa FSB/BTG mostra uma vitória esmagadora do ex-presidente Lula. Jair Bolsonaro perde em qualquer cenário simulado.

Imagem ilustrativa da notícia Em nova pesquisa FSB/BTG, Lula seria eleito no 1º turno camera Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no 1º turno, aponta pesquisa. | Reprodução

Os partidos políticos tem até quarta-feira (1) para comunicar ao Tribunal Superior Eleitoral a renuncia ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Conforme o calendário eleitoral, a quantia a ser disponibilizada deverá ser divulgada até 16 de junho pelo TSE.

Enquanto isso, os partidos seguem com as articulações para a disputa eleitoral deste ano. Os cenários mudam conforme desistências de pré-candidatos e com as formações de coligações. O que não tem mudado tanto são as posições dos candidatos que irão disputar a presidência da República. No entanto, os percentuais de preferência e rejeição tem oscilado.

Bolsonaro recua de reajuste para policiais

Uma pesquisa do FSB/BTG mostra que se as Eleições 2022 ocorressem hoje, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) Luiz Inácio Lula da Silva seria eleito em primeiro turno, alcançando 46% das intenções de voto.

O posicionamento do ex-presidente está bem à frente de Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente do Brasil, que disputará a reeleição, teria hoje 32% dos votos dos eleitores.

Bolsonaro se recusa a dizer se aceitará derrota nas eleições

Em comparação com a pesquisa anterior, Lula cresceu 5% na preferência do eleitorado, enquanto que Bolsonaro manteve o mesmo percentual. Uma pesquisa do Datafolha também mostrou que cresceu a vantagem do petista sobre Jair.

A pesquisa do FST/BTG foi realizada entre os dias 27, 28 e 29 de maio e o resultado divulgado nesta segunda-feira (30). Dois mil eleitores foram ouvidos por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no TSE é: BR-03196/2022.

Os demais nomes que disputam a presidência também cresceram na pontuação, porém estão muito abaixo dos dois candidatos mais bem posicionados, que são Lula e Bolsonaro.

Viagem de Lula à Amazônia terá ato simbólico em Belém

A pesquisa não considerou o nome de João Dória (PSDB) que renunciou a candidatura. Confira o ranking dos cinco candidatos mais bem pontuados:

Lula (PT) - 46%

Bolsonaro (PL) - 32%

Ciro (PDT) - 9%

Tebet (MDB) - 2%

Janones (Avante) -1%

Colômbia terá 2º turno entre esquerdista e populista

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 54%, enquanto Bolsonaro teria 35%. Em comparação com a última pesquisa, Lula subiu dois pontos e Bolsonaro caiu os mesmos dois pontos percentuais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias