plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
JORNALISTA E INDIGENISTA

Barroso cobra e Bolsonaro tem 5 dias para explicar buscas

Governo do presidente Bolsonaro deve apresentar as providências adotadas para encontrar jornalista e indigenista

Imagem ilustrativa da notícia Barroso cobra e Bolsonaro tem 5 dias para explicar buscas camera Jornalista e indigenista estão desaparecidos desde 5 de junho | Reprodução/Greenpeace

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu prazo de cinco dias para que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente informações à corte sobre as providências adotadas para localização do jornalista britânico Dom Phillips, 57, e do indigenista Bruno Pereira, 41.

Na decisão desta sexta-feira (10), Barroso fixou multa diária de R$ 100 mil caso o Executivo descumpra a ordem. O relatório sobre o caso a ser enviado ao STF terá caráter sigiloso.

O ministro determinou a intimação da União, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, do diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, e do presidente da Funai, Marcelo Xavier.

"Sem uma atuação efetiva e determinada do Estado brasileiro, a Amazônia vai cair, progressivamente, em situação de anomia, de terra sem lei. É preciso reordenar as prioridades do país nessa matéria", afirmou o magistrado.

+ Material "aparentemente humano" encontrado será analisado

Barroso ordenou à União e seus órgãos que adotem, de imediato, "todas as providências necessárias à localização de ambos os desaparecidos, utilizando-se de todos os meios e forças cabíveis" e que garantam a segurança na região das buscas, além de apuração e punição dos responsáveis pelo sumiço.

E MAIS: Suspeito de participação em desaparecimento é preso no AM

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias