plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PESQUISA REAL TIME BIG DATA

Eleições: Helder lidera intenções de voto ao Governo do Pará

Atual governador e candidato a reeleição lidera pesquisa eleitoral em todos os cenários. Pesquisa também mostra disputa pelo Senado; veja!

Imagem ilustrativa da notícia Eleições: Helder lidera intenções de voto ao Governo do Pará camera Helder Barbalho lidera cenários em pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira (22) | Reprodução

Com a proximidade das eleições de 2022, diversos institutos de pesquisa começam a levantar dados que apontam a tendência de escolha dos eleitores no dia 2 de outubro.

Na mais recente pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela RecordTV, o atual governador e candidato à reeleição Helder Barbalho (MDB) lidera todos os cenários de intenção de voto para o Governo do Pará.

O Real Time Big Data ouviu 1500 eleitores paraenses, entre os dias 20 e 21 de julho. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número 02344/2022.

Veja também:

Eleições: PT aprova por unanimidade a candidatura de Lula

PP oficializa Flexa ao Senado e apoio a Helder ao Estado

Eleições 2022: convenções de partidos definem candidatos

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (22), mostra que Helder chega a ter 81% das intenções de voto no cenário de pesquisa estimulada, considerando apenas votos válidos, perante 13% de Zequinha Marinho (PL), segundo colocado.

Fernando Carneiro (PSOL) e Cléber Rabelo (PSTU) aparecem empatados no mesmo cenário, com 3% cada.

PESQUISA ESPONTÂNEA

No cenário de pesquisa espontânea, Helder aparece com 25% da preferência dos eleitores, enquanto Simão Jatene, ex-governador que não é candidato nas eleições deste ano, figura em segundo, com 3% das intenções. Zequinha Marinho foi citado por 2% dos eleitores, enquanto 15% votariam em branco ou nulo e 55% não sabem/não responderam em quem votariam.

PESQUISA ESTIMULADA (1º TURNO)

Já quando são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores ouvidos, o atual governador marca 62% das intenções de voto e Marinho, segundo colocado, registra 10% da preferência. Fernando Carneiro e Cléber Rabelo empatam em 2%. Votos brancos/nulos somam 13% e pessoas que não sabem ou não responderam são 11% dos ouvidos.

PESQUISA ESTIMULADA COM MUDANÇA DE CANDIDATO (1º TURNO)

Em outro cenário, onde Silvia Letícia seria a candidata do PSOL no 1º turno, os números são praticamente os mesmos, no entanto, há um desempate em favor da psolista, que marca 3% neste levantamento, contra 2% do candidato do PSTU. Pessoas que não sabem ou não responderam, neste cenário, são 10%.

PESQUISA ESTIMULADA (2º TURNO)

Considerando um eventual cenário de segundo turno entre os dois primeiros colocados na pesquisa, Helder Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PL), o candidato à reeleição é preferência de 68% dos eleitores, enquanto o senador marca 14% de intenções de voto. Votos brancos ou nulos seriam 11% e pessoas que não sabem ou não responderam, 7%.

REJEIÇÃO

A pesquisa também apurou os índices de rejeição dos candidatos ao Governo do Pará e mostrou Helder e Zequinha com 26% de desaprovação cada. Fernando Carneiro (PSOL) tem 18% de rejeição, enquanto Cléber Rabelo (PSTU) e Silvia Letícia (PSOL) empatam em 17%.

SENADO

A pesquisa Real Time Big Data também perguntou aos eleitores sobre as pré-candidaturas ao Senado pelo Pará. Neste ano, uma cadeira será vaga e a disputa deverá ser acirrada.

Mário Couto (PL) e Flexa Ribeiro (PP) aparecem tecnicamente empatados com 18%, enquanto Beto Faro (PT) registra 14% das intenções de voto. Manoel Pioneiro (PSDB) figura na quarta colocação, com 11%. Brancos e nulos são 21% e eleitores que não sabem ou não responderam, 18%.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias