As 577 mil urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições gerais, no próximo domingo, dia 2 de outubro, já estão sendo distribuídas para as mais de 2,6 mil zonas eleitorais do país.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o calendário de distribuição varia de acordo com cada zona eleitoral. Alguns tribunais regionais fazem a entrega aos presidentes das mesas. Outros fazem o transporte das urnas por rotas às seções. Mas todas elas serão montadas no sábado, um dia antes da eleição.
Em zonas eleitorais com acesso mais difícil, a distribuição já foi feita. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a preparação das urnas que serão usadas na Região Metropolitana deve terminar nesta quarta-feira (28), mas o transporte dos aparelhos para municípios do interior já foi realizado.
+ Grande Belém terá frota completa de ônibus nas eleições
+ "Padre de festa junina": veja memes do debate da Globo
Em regiões mais distantes, como no Acre, todas as urnas já estão preparadas desde o último domingo. De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de 34 mil militares, 47 aeronaves e centenas de embarcações e viaturas estão sendo usadas no suporte logístico para a distribuição.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, são 115 mil urnas que serão distribuídas até o sábado, véspera do pleito.
Belém
Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará começa a distribuição das urnas eletrônicas aos locais de votação na região metropolitana de Belém. Os caminhões com as urnas estavam previstos para as 6h, saindo do depósito de urnas do TRE, em Ananindeua.
No Instituto Federal do Pará, a previsão da chegada do caminhão com as urnas é 9h30. Já no Colégio Nazaré, as urnas estão previstas para as 10h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar