plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESTUPROS NO MARAJÓ

Advogados querem investigação do STF após fala de Damares

A solicitação foi feita depois que a ex-ministra e senadora eleita (Republicanos-DF) revelou que o governo teve acesso a informações de que crianças eram traficadas na Ilha do Marajó e abusadas sexualmente

Imagem ilustrativa da notícia Advogados querem investigação do STF após fala de Damares camera Foi exigido ainda que Damares prove todas as denúncias feitas | Valter Campanato/Agência Brasil

O grupo Prerrogativas, que reúne advogados e juristas, está entrando com representações no Ministério Público Federal (MPF) e no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que sejam investigadas as declarações feitas pela ex-ministra e senadora eleita Damares Alves (Republicanos-DF) em um templo evangélico, no último sábado (8), em Goiânia.

Vera Magalhães e Bolsonaro vão se reencontrar na TV Cultura

Na ocasião, Damares disse que crianças brasileiras de três e quatro anos foram traficadas na Ilha de Marajó (PA) - lugar próximo à fronteira com Suriname e Guiana Francesa - e tiveram os dentes arrancados para "não morderem na hora do sexo oral".

Advogados do grupo pedem ao STF e ao MPF que, caso as declarações da ex-ministra sejam verdadeiras, Damares e Bolsonaro sejam solicitados a explicar quais medidas tomaram para a "apuração de tamanhas atrocidades". É requisitado também que eles sejam investigados por prevaricação, uma vez que não teriam tomado qualquer providência ao tomarem conhecimento do que ocorria no local.

Exigem provas

O grupo não descarta que as falas de Damares sejam "mentirosas” e que teriam o objetivo de "alimentar discursos de ódio e tumultuar o processo eleitoral". Desta forma, eles cobram também que a ex-ministra seja intimada a apresentar "provas do que alegou".

"Se as declarações de Damares não forem verdadeiras, é também muito grave, pois a ex-ministra estaria banalizando um problema muito sério [o estupro de crianças] que é responsabilidade de todo e qualquer brasileiro combater esse tipo de violência", afirma Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas.

E MAIS: Damares: MPF quer detalhes de "abusos de crianças" no Pará

O grupo pede ainda que sejam "tomadas medidas urgentes" para evitar a propagação de mentiras. E adverte que o vídeo de Damares tem sido divulgado como material de campanha eleitoral nas redes de Flávio Bolsonaro, que tenta ligar as falas da ex-ministra a "resquícios de PT pelo Brasil".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias