As manifestações pró-Lula e pró-Bolsonaro marcaram a véspera do 2º turno das Eleições 2022 em todo o país. Ao que se vê, os brasileiros estão prontos e decididos a comparecer nas seções eleitorais neste domingo (30), para escolher quem vai governar o Brasil pelos próximos quatro anos (2023-2026).
A disputa está acirrada e três pesquisas divulgadas hoje (29) apontam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição rumo ao Palácio do Planalto. Se concretizado este resultado nas urnas, o petista será o presidente da República pela terceira vez.
Datafolha: Lula vence com 52% dos votos; Bolsonaro tem 48%
Diante do cenário, apoiadores dos dois lados se questionaram e já planejam a festa da vitória em todo o país. Em Belém (PA), dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) ouvidos pelo DOL confirmaram que as comemorações pela eleição de Lula, caso ocorra, será na Avenida Visconde de Souza Franco (a Doca), onde um telão será montado para quem for acompanhar a apuração dos votos.
A realização da festa da vitória na Doca quebra a tradição do PT de fazer as suas comemorações em frente ao Mercado de São Brás por mais de três décadas. A mudança, segundo membros da legenda, se deve a um pedido do governador Helder Barbalho, que tem liderado uma campanha em favor de Lula em todo o território paraense.
Em caso da reeleição de Bolsonaro, ainda não há oficialmente um local confirmado para a festa da vitória. No entanto, grupos bolsonaristas tem anunciado que também irão para a Avenida Visconde de Souza Franco.
Festa oficial
A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que, independente do resultado das eleições, o petista irá até a Avenida Paulista, no centro de São Paulo, para promover um discurso para apoiadores e conceder entrevista coletiva, às 20h30.
Ipec aponta vitória de Lula com 54% dos votos; Bolsonaro 46%
O diretório do PT-SP encaminhou ofício, na última quarta-feira (26), ao governo paulista solicitando a liberação da via amanhã (30), a partir das 17h.
O governo de São Paulo também recebeu ofício de seis grupos de apoiadores de Bolsonaro para usarem a Avenida Paulista amanhã (30), após o horário de votação. A PM prepara uma operação manter distantes os dois grupos de apoiadores.
A campanha de Bolsonaro ainda não informou onde será o local de festa em caso de vitória. O que se teve divulgado é que o candidato irá votar no Rio de Janeiro pela manhã, em seguida poderá ir para Brasília. Está previsto que ele acompanhe a apuração dos votos no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.
Em Minas Gerais, que tem o segundo maio colégio eleitoral do Brasil, grupos lulistas e bolsonaristas também prometem ocupar ruas para celebrar a vitória de seus candidatos.
Pesquisa Atlas: Lula tem 53,4%; Bolsonaro, 46,6%
Em Brasília, a festa da vitória será na área central. Na capital federal, os órgão de Segurança Pública também montaram um esquema para manter separados os dois grupos de apoiadores.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar