Neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, com 50,64% dos votos, para o cargo de presidente e derrotou em segundo turno o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com a derrota neste segundo turno, Jair Bolsonaro (PL), se tornou o primeiro presidente na história do país a tentar a reeleição e perder nas urnas desde a redemocratização do Brasil.
Lula é eleito presidente num país dividido ideologicamente.
Somente três presidentes até aqui conseguiram a reeleição para mais quatro anos de mandato: Fernando Henrique Cardoso (PSDB) levou a melhor também sobre Lula nos anos de 1994 e 1998 vencendo ambas as disputas no primeiro turno, sendo que em 1998, foi o primeiro ano de reeleição.
No ano de 2002, Lula venceu pela primeira vez a disputa e chegou ao Palácio do Planalto. Quatro anos depois, o petista se reelegeu.
Já em 2010, Dilma Rousseff seguiu os passos do petista e também levou a melhor sobre o José Serra em sua primeira eleição. Quatro anos mais tarde, nova vitória no segundo turno sobre o PSDB, desta vez com Aécio Neves.
Após dois anos, no entanto, Dilma também sofreu impeachment, e Michel Temer assumiu o seu lugar na presidência até as eleições de 2018, quando Bolsonaro chegou ao posto após derrotar Fernando Haddad (PT).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar