O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda fornecer um auxílio para crianças e jovens de baixa renda que se tornaram órfãos em decorrência da pandemia da Covid-19. As informações são da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Conduzida pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, essa foi uma das sugestões do grupo de trabalho criado na transição para cuidar de questões da área. Uma forma de tentar compensar os problemas provocados pelo governo passado, do governo de Jair Bolsonaro (PL), na pandemia.
Um projeto de lei é estudado e será encaminhado em breve para a Presidência. A proposta, contudo, precisará ser aprovada na Câmara e no Senado para entrar em vigor. Não existe ainda um valor fechado para o benefício.
Estudo
A proposta teve como base os estudos realizados por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que revelou que, nos primeiros dois anos de pandemia (2020 - 2021), cerca de 40,8 mil crianças e adolescentes perderam suas mães no Brasil em virtude da Covid-19.
Com isso em mente, o objetivo é “beneficiar crianças que tenham perdido tanto o pai quanto a mãe ou o genitor ou o responsável legal garantidor do sustento do grupo familiar”.
VEJA TAMBÉM: Jader Filho garante Minha Casa, minha vida de volta em Belém
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar