O governador Helder Barbalho participou, nesta segunda-feira, do Seminário Brasil Hoje, da organização Esfera Brasil, na cidade de São Paulo (SP). Ele reuniu com empresários na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Ele apresentou as potencialidades econômicas e as políticas de sustentabilidade do Estado para empresários paulistas e potenciais investidores.
Conteúdo relacionado
- Servidores estaduais começam a receber sexta (26)
- Pará aprova comercialização do grão de açaí torrado e moído
- Paragominas é destaque nacional no agronegócio
O governador também detalhou os desafios da Amazônia, cenários de oportunidades e importância estratégica da agenda ambiental, principalmente, com a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em novembro de 2025, em Belém.
Ele também apontou o evento como uma oportunidade de alavancar o Brasil como um líder global, ao tomar a frente da agenda ambiental mundial. O mundo apresenta esta oportunidade ao nosso país, mas não podemos ser capturados pela agenda que o mundo quer colocar ao Brasil. Este é o momento em que o planeta se vê desafiado a encontrar soluções de equilíbrio climático", ponderou o governador.
A necessidade de agregar valor à floresta e defender a monetização de sua preservação também foi pontuada por Helder Barbalho, assim como a importância de se garantir financiamento climático como forma de preservar a floresta sem abrir mão de qualidade de vida e desenvolvimento social da região amazônica.
COP da Floresta
Ele também participou do Painel "COP da Floresta - Belém do Pará", onde destacou as iniciativas de sustentabilidade do governo do estado, além da preparação para a COP-30.
"Vamos mobilizar a sociedade brasileira em torno desta agenda para que possamos fazer com que a floresta viva possa valer mais do que floresta morta. Para que nós possamos trazer soluções baseadas na natureza. Fazer com que haja desenvolvimento socioambiental", disse o governador.
Barbalho também falou sobre as oportunidades da Bioeconomia como ferramenta de agregar valor à produção regional, detalhou o Plano Estadual de Restauro é Reflorestamento que gera um valor agregado no mercado de crédito de carbono.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
O governador do Pará ponderou que, para os paraenses, sediar uma edição da COP vai gerar oportunidades únicas para em um curto intervalo de tempo, onde Belém irá atrair e receber novos investimentos dos diferentes seguimentos do Poder Público e do setor privado.
Helder dividiu painel com o governador do Amapá, Clécio Luís; com o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, com a CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral e o diretor de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello. A mediação do painel foi feita pela jornalista Thaís Herédia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar