A modelo nascida em Breda, no sul da Holanda, Rikkie Valerie Kollé, de 22 anos, tornou-se a primeira participante transgênero a ganhar o título de Miss Universo Holanda. O anúncio foi feito no domingo (9).
Rikkie Valerie foi coroada pela vencedora do ano passado, Ona Moody, e pela atual Miss Universo, a concorrente americana R'Bonney Gabriel. O concurso Miss Universo está marcado para dezembro em El Salvador. O Brasil anunciou que sua representante será Maria Brechane, do Rio Grande do Sul.
Publicidade LGBT+ é aliada contra a LGBTfobia, diz estudo
LGBTs+: a assistência social na garantia de direitos
Um marco para a representação
A modelo holandesa de 22 anos agora se junta à segunda mulher trans que conquistaram títulos para competir na competição global, que tem Anne Jakkaphong Jakrajutatip, CEO do JKN Global Group PCL, uma empresa de distribuição de mídia com sede na Tailândia e uma defensora ferrenha dos direitos dos transgêneros, como proprietária do concurso de beleza internacional.
A primeira mulher trans a competir no Miss Universo foi a modelo e ativista Angela Ponce no Miss Espanha 2018.
“Eu fiz isso. É irreal, mas posso me chamar de Miss Universo Holanda 2023. Foi um processo educativo e maravilhoso. Deixei minha comunidade orgulhosa e mostrei que isso pode ser feito. E sim, sou uma mulher trans e gostaria de compartilhar minha história”, escreveu Rikkie.
Além disso, Rikkie Valerie expressou sua gratidão a sua família e amigos por seu apoio inabalável, reconhecendo-os como seus fãs número um.
“E onde quer que você esteja no mundo, quero estar ao seu lado e ser o exemplo”, completou.
Veja a publicação:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar