A empregabilidade e a inclusão de LGBTs+ no mercado de trabalho vêm recebendo maior atenção nos últimos anos e isso acontece em um momento importante de acolhimento e igualdade para todos.
A plataforma Vagas.com divulgou dados que revelam um aumento de 2% no volume de anúncios de vagas destinadas ao público LGBT+ nos últimos dois anos. No primeiro semestre de 2021, foram registradas 487 vagas, enquanto no mesmo período deste ano o número saltou para 496.
+ UFPA oferece curso para promoção de empregos para LGBT+
+ Publicidade LGBT+ é aliada contra a LGBTfobia, diz estudo
Apesar desse avanço, os desafios para a inclusão desses profissionais no ambiente de trabalho estão longe de serem superados. Ativistas e especialistas ressaltam a importância de promover uma cultura de trabalho mais harmônica e acolhedora para os profissionais LGBT+. O preconceito, infelizmente, ainda é uma das causas que faz acontecer essa instabilidade no mercado de trabalho.
Já o LinkedIn revelou que oito em cada 10 pessoas LGBT+ se sentem confortáveis para compartilhar sua identidade de gênero e orientação sexual no ambiente de trabalho. No entanto, 43% delas relataram ter sofrido discriminação, principalmente por meio de piadas e comentários LGBTfóbicos vindos de colegas e superiores.
Surpreendentemente, a percepção de discriminação não é exclusiva às pessoas que vivenciam essas situações em primeira mão. Entre os profissionais heterossexuais entrevistados, 53% relataram ter presenciado alguma forma de discriminação baseada na orientação sexual ou identidade de gênero de seus colegas. Além disso, eles apontaram a falta de representatividade no mercado de trabalho como uma questão importante, especialmente pela escassez de pessoas transsexuais ocupando cargos.
A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados sentem falta da presença de profissionais transgêneros no mercado de trabalho formal. Esses dados destacam a importância de promover uma inclusão verdadeiramente abrangente e diversa nos ambientes profissionais, com ações concretas para combater a discriminação e criar um ambiente de trabalho mais inclusivo para todos.
SOBRE O VAGAS.COM
O Vagas.com é uma plataforma online de recrutamento e seleção que conecta empresas e candidatos. Com uma abordagem inclusiva, a plataforma busca promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.
SOBRE O LINKEDIN
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 740 milhões de membros. A plataforma oferece recursos para networking, recrutamento e desenvolvimento profissional, além de fornecer insights valiosos sobre o mercado de trabalho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar