Uma mulher de 47 anos está em uma área de isolamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em Santarém, no oeste paraense, após apresentar quadro gripal. A paciente procurou atendimento no local na manhã deste sábado (29) e informou que havia estado em dois países que são áreas com casos de infecção pelo coronavírus (Covid-19).  

Por esse motivo, a equipe de plantão da Unidade realizou o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) para pacientes com algum sintoma suspeito. O caso ainda não é confirmado como suspeita da doença, pois casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

A paciente foi encaminhada imediatamente para área de isolamento da UPA e, nesta sala, a equipe médica iniciou a avaliação clínica. Em seguida, a responsável pelo setor epidemiológico do Hospital Municipal de Santarém, a vigilância epidemiológica do município iniciaram a investigação e a notificação da paciente, seguindo recomendações do MS. A médica que examinou a mulher avaliou que ela não possui critério de internação.

A equipe que trabalha o protocolo determinado pelo MS é composta pelas vigilâncias epidemiológicas do município com acompanhamento de profissionais de saúde do Estado.

A Vigilância Epidemiológica orientou isolamento domiciliar de 14 dias, com acompanhamento. A equipe de saúde da Unidade seguiu os protocolos para a ocasião e aguarda confirmação da classificação do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Santarém. De acordo com a Prefeitura de Santarém, todo cuidado com o caso está sendo realizado seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS