Diário Online
Notícias / Serviço
APRENDA

Oficina em Belém ensina a reutilizar óleo de cozinha

O óleo de cozinha ao invés de ir para os rios pode ser usado para a fabricação de sabão

segunda-feira, 19/07/2021, 19:45 - Atualizado em 19/07/2021, 19:45 - Autor: Com informações da Agência Belém


Moradores do Jurunas poderão participar doando óleo usado
Moradores do Jurunas poderão participar doando óleo usado | Reprodução

Um litro de óleo de cozinha pode contaminar cerca de 25 mil litros de água.

Esses números se tornam assustadores quando considerada a paixão do paraense pelo peixe frito com açaí, famoso nas barracas no Ver-o-Peso, em Belém, e as populares coxinhas vendidas por ambulantes nos bairros da cidade.

Com o objetivo de diminuir o descarte irregular e evitar que o óleo usado nas frituras chegue aos canais e contamine as águas do maior estuário de água doce do mundo, a prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), promove na próxima quinta-feira (22), às 9h, a oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha para fabricação de sabão.

A realização é do consórcio TPF/Synergia, que um dia antes do início da oficina realizará um mutirão de coleta de óleo de cozinha usado na rua dos Caripunas.

Os moradores também poderão depositar óleo de cozinha usado em um ponto de coleta que a Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável (Concaves) vai disponibilizar na rua dos Caripunas, nº 142, próximo da avenida Bernardo Sayão.

Outras oficinas irão acontecer ao longo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), do Promaben, para capacitar moradores do Jurunas, Condor e Cremação, bairros sob influência das obras do Programa, reutilizarem o óleo de cozinha para fabricação de sabão e, com isso, diminuir a quantidade de óleo descartado irregularmente.


Serviço:

Oficina para reutilizar óleo de cozinha

Quando: quinta-feira (22)

Hora: 9h

Onde: Av. Bernardo Sayão, n º 1114, esquina da Rua dos Caripunas)

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS