plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VACINA CONTRA A COVID-19

Belém faz repescagem para quem tem 18 anos ou mais

Um mutirão em todo o Estado começa nesse final de semana, abrangendo os 144 municípios.

Imagem ilustrativa da notícia Belém faz repescagem para quem tem 18 anos ou mais camera Mayara Ferreira está imunizada após contrair Covid duas vezes | Celso Rodrigues

Nesta sexta-feira (29) será feita mais uma respescagem para a segunda dose da vacina Pfizer. Dessa vez, os convocados são todos os adultos, com 18 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) vai disponibilizar 21 pontos de vacinação que vão funcionar das 9h às 17h. Para se vacinar é necessário apresentar: A RG, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação de Belém.

A partir de amanhã haverá um grande mutirão de vacinação nos 144 municípios paraenses. De sábado a domingo (31) será aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de 12 anos.

TRANQUILIDADE

Ontem, pessoas nascidas entre os anos de 1989 e 1994 receberam a segunda dose da vacina Pfizer. Pela manhã, o movimento era tranquilo em alguns locais.

Entre as pessoas que procuraram pela vacina no posto do Instituto Federal do Pará (IFPA) estava a autônoma Mayara Ferreira, 27, que mora no bairro do Marco. A jovem aguardava ansiosa para completar a sua imunização, após ter contraído o coronavírus duas vezes, uma em 2020 e outra este ano.

“Na primeira vez perdi o olfato, paladar e tive falta de ar. Na segunda não perdi o olfato, mas tive muita febre e falta de ar. Esse ano não pude tomar a primeira dose na data certa, porque tinha feito uma cirurgia. Então, agora é só gratidão por estar imunizada”, pontuou.

GUAMÁ

Já o posto instalado na Igreja Quadrangular, do Guamá, registrou um movimento um pouco maior. Dentre as pessoas que passaram pelo local estava o autônomo Joelmir Marinho, que teve Covid-19 no começo da pandemia, ano passado, com sintomas leves. Casado e pai de duas filhas, ele foi o único de casa a apresentar sintomas. “Fiquei preocupado e ansioso pela vacina. Acredito que o avanço da vacinação já está mostrando resultado, reduziu o número de casos e mortes”, disse.

Também autônoma, Flávia Gama, 26, reside no Guamá com o esposo e o filho. A família não teve a doença e a jovem acredita que os cuidados mantidos durante a pandemia contribuíram para a prevenção. “Pela forma como estava [a pandemia], agora com a vacina já dá para respirar. Mas ainda não acabou e a gente tem que seguir as normas”, disse.

Mutirão

- A partir deste sábado (30) haverá um grande mutirão de vacinação nos 144 municípios paraenses. Nos dias 30 e 31 deste mês serão aplicadas a primeira dose da vacina paratodas as pessoas a partirde 12 anos.

- E nos dias 1º e 2 de novembro a mobilização será para a segunda dose. Em seguida, inicia um mutirão da dose de reforço (terceira dose) para pessoas a partir de 60 anos.

- Para quem recebeu, por exemplo, a primeira dose da Coronavac é necessário respeitar o prazo de três semanas entre a aplicação da primeira para a segunda dose. No caso da Pfizer e AstraZeneca, o intervalo é de dois meses entre asduas doses.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias