Diário Online
Notícias / Serviço
400 VAGAS

Inscrições abertas para cursos e oficinas na UsiPaz Benguí

As atividades são direcionadas às crianças, jovens e adultos que residem nas imediações deste novo complexo de serviços do Governo do Estado

quinta-feira, 05/05/2022, 18:25 - Atualizado em 05/05/2022, 18:24 - Autor: Agência Pará

Google News

Usina da Paz, no bairro do Benguí.
Usina da Paz, no bairro do Benguí. | Bruno Cecim/ Agência Pará

Com a inauguração da 4ª Usina da Paz (UsiPaz), desta vez no bairro do Benguí, em Belém, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai ampliar a oferta dos atendimentos educacionais prestados à população. Apenas neste novo complexo de serviços gratuitos do Governo do Estado, são mais de 400 vagas ofertadas, distribuídas em 16 cursos e oficinas. 

Entregue pelo governador Helder Barbalho na última quarta-feira (04), o espaço resgata a cidadania e auxilia na redução da violência por meio da transformação social. A iniciativa também se destaca por ser um modelo de política pública articulada e inovadora em todo o Brasil, que busca o fortalecimento comunitário de maneira integrada ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

No local, a Seduc vai disponibilizar alfabetização para jovens e adultos, oficinas de contação de histórias, atividades funcionais, cursinho preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), curso livre de línguas estrangeiras, aulas de futsal e handebol, oficina de iniciação à leitura e escrita musical, reforço escolar, mediação de leitura, sarau literário, tertúlias literárias, além de atividades paradesportivas (dança e natação) destinadas às Pessoas com Deficiência (PcDs).

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um lindo projeto, que tem como um dos pilares a educação. “Neste aspecto, a Seduc é a grande referência e, assim como nas UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua, da Cabanagem, em Belém, e do Nova União, em Marituba, vamos disponibilizar diversos serviços, cursos e oficinas aos moradores do Benguí, que é um dos bairros mais populosos da capital paraense. Dessa forma, faremos com que o poder transformador da educação mude a vida dessas pessoas”, enfatizou.

MATRÍCULAS

As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (05), de maneira presencial, diretamente na recepção da UsiPaz Benguí. A disponibilidade das vagas dependerá do fluxo das demandas para cada curso e oficina. É importante ressaltar que será necessário levar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência para que as matrículas possam ser efetivas no complexo de serviços.

Segundo a coordenadora do Seduc - TerPaz, Ivete Brabo, serão oportunizados uma gama de serviços à população. “Além das ações voltadas para a educação, também vamos ter atividades esportivas e de lazer. Portanto, este equipamento de inclusão social é extremamente importante que nossas crianças, jovens e adultos, possam ter educação de qualidade, perspectiva de futuro e que possibilite à elas a real transformação de suas vidas”, frisou.

Além da Seduc, mais de 20 instituições do Governo do Estado vão oferecer capacitações e serviços aos moradores do bairro do Benguí, são eles: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação ParáPaz, entre outras.

SERVIÇO

A UsiPaz Benguí está localizada na Estrada do Benguí, S/N, ao lado do Pátio de Retenção do Detran - PA e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS