plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FIQUE DE OLHO!

Saiba onde se vacinar contra covid, gripe e sarampo em Belém

No sábado, 9, e domingo, 10, a vacinação é suspensa, sendo retomada na segunda-feira, 11.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba onde se vacinar contra covid, gripe e sarampo em Belém camera Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar. | (Divulgação)

Com a suspensão do ponto facultativo na rede municipal de saúde, a vacinação contra covid-19, gripe e sarampo segue normalmente nesta sexta-feira, 8.

O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF), shopping centers e na Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela, em horários diferenciados e de acordo com os critérios dos públicos elegíveis para cada vacina.

No sábado, 9, e domingo, 10, a vacinação é suspensa, sendo retomada na segunda-feira, 11. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa, ainda, que o município dispõe das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer e Astrazeneca. Esta última destinada a maiores de 18 anos – exceto gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) – e para aplicação da segunda dose e doses de reforço.

Quem pode ser vacinado

Covid-19 – Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose. A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior.

A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Notícias relacionadas:

Gripe, resfriado ou Covid-19: entenda diferenças e sintomas

Casos de Covid-19 crescem mais de 157% no Pará

Covid-19: saiba onde fazer o teste gratuito em Belém

Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas com 40 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais, também estão aptos a receber a quarta dose.

Influenza – Desde o último dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal.

Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar. Os grupos são crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e ainda adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Sarampo - Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Documentos - Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Veja onde se vacinar (sexta-feira, 8 de julho):

- Postos de vacinação da rede municipal (UBS e ESF), das 8h às 17h;

- Universidade da Amazônia (Unama) campus Alcindo Cacela, das 9h às 17h;

- Shoppings centers: Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará e Parque Shopping, das 14h às 20h; e IT Center, das 8h às 17h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias