plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ PET

Castração gratuita de pets começa nesta quarta (15) em Belém

Iniciativa do Governo do Pará promove atendimento para animais de tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Cadastro para solicitar castração inicia amanhã; veja os detalhes!

Imagem ilustrativa da notícia Castração gratuita de pets começa nesta quarta (15) em Belém camera Moradores de Belém poderão fazer o cadastro para castração de pets na UsiPaz do Jurunas/Condor | Arquivo - Wagner Santana/Diário do Pará

Se você mora em Belém, vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica e possui pets, fique atento à notícia a seguir: o Governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), retoma em Belém os atendimentos do “Pará Pet”, programa, que garante gratuitamente a castração de cães e gatos.

A partir do programa, o Pará conta com mais uma ferramenta para trabalhar na redução de maus-tratos, violência e abandono contra animais, como também no controle de zoonoses, evitando a proliferação de doenças e o crescimento desordenado, viabilizando assistência à população.

Veja também:

Jader propõe apoio a quem cuida de animais abandonados

Projeto vai presentear casais com grande festa de casamento

“A castração é um procedimento ligado diretamente à saúde pública na prevenção de zoonoses e a superpopulação animal. A retomada dos atendimentos do Pará Pet é o Governo do Estado garantindo uma demanda histórica de abrigos de proteção animal e de tutores que vivem em situação de vulnerabilidade e não conseguem arcar com os custos desse procedimento”, comentou o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando.

CADASTRO

Nesta quarta-feira (15), inicia-se o cadastro na UsiPaz Jurunas/Condor, a partir de 9h. Os responsáveis precisam apresentar cópias do RG, CPF, e, ainda, comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Número de Identificação Social (NIS) atualizado.

Importante ressaltar que será efetuado o cadastro de um animal por CPF e que as vagas são limitadas. Em breve será divulgada a programação para o cadastro em todas as sete Usinas da Paz da Região Metropolitana, onde o programa atenderá inicialmente.

É necessária a presença do animal para a realização de exames pré-operatórios no ato da inscrição, que definirão se estão aptos ao procedimento. A recomendação é que o animal tenha entre 6 meses a 5 anos de idade; peso acima de 1 kg para os felinos e 1.6 kg para os caninos e apresente boa condição de saúde. Em caso de esterilização de fêmeas, elas não podem estar em período gestacional.

Veja detalhes sobre o cadastro e procedimentos para castração gratuita de animais
📷 Veja detalhes sobre o cadastro e procedimentos para castração gratuita de animais |Reprodução

Para que o serviço beneficie somente as pessoas que não têm condições de arcar com as despesas do serviço veterinário, é imprescindível que a renda familiar seja de até três salários mínimos.

O presidente da Fundação ParáPaz, Alberto Teixeira, informou que todos os cadastros realizados anteriormente serão atendidos.

“A equipe da ParáPaz está entrando em contato com os tutores e os direcionando às Usinas da Paz mais próximas ao seu endereço, facilitando o acesso ao serviço e vendo a melhor disponibilidade para efetuar o procedimento cirúrgico”.

O procedimento é rápido, simples e o pet será liberado para voltar para casa quando passar o efeito da anestesia, portanto, é fundamental que ele seja transportado em uma caixa de transporte e tenha roupinha pós-cirúrgica. Aos aptos, a cirurgia será executada na quinta (16) e sexta-feira (17), seguindo agendamento.

SERVIÇO:

O “Pará Pet” dispõe de três unidades móveis adaptadas e no total realizará 30 mil castrações anuais. O objetivo é ampliar os atendimentos para outros municípios, através de parcerias com as prefeituras municipais.

Endereço: UsiPaz Jurunas/Condor – Tv. Quintino Bocaiúva, entre a Bernardo Sayão e Honório José dos Santos. S/N. Em frente à UPA do Jurunas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias