plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EM BELÉM!

Núcleo de atendimento a superendividados é inaugurado

O Poder Judiciário do Pará e a UFPA inauguraram em outubro o Núcleo de Atendimento à Pessoa Superendividada para auxiliar o público no controle das contas

Imagem ilustrativa da notícia Núcleo de atendimento a superendividados é inaugurado camera Núcleo foi inaugurado em outubro | Reprodução / UFPA

Belém tem um Núcleo de Atendimento à Pessoa Superendividada. O espaço foi inaugurado pelo Poder Judiciário do Pará, em parceria com a Universidade Federal do Pará no último dia 30 de outubro.

O Núcleo oferece atendimento gratuito ao cidadão que está impossibilitado de pagar suas dívidas de consumo, sem comprometer a renda mínima para sobreviver. A desembargadora Dahil Paraense, coordenadora do Núcleo Permanente de Soluções de Conflitos do TJPA, destacou que os objetivos do Núcleo:

CONTEÚDO RELACIONADO

“A parceria com a UFPa estimula a cultura da paz. Essa política é uma troca de aprendizado para disseminação dessa cultura da conciliação”, concluiu a coordenadora.

No local, o publico terá acesso a auxílio para cálculos de negociação de dívidas, orientações com educadores financeiros e uma rede de profissionais para auxiliar o cidadão.

O juiz Carlos Márcio Queiroz, vice-coordenador do Núcleo de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), detalhou a dinâmica do atendimento em busca da autocomposição.

“Vivemos em uma sociedade de consumo que nos bombardeia de estratégias que nos levam a gastar muitas vezes, além do que podemos. É um fenômeno mundial. A iniciativa que apresentamos é fundamental para o superendividado com uma intermediação em busca de uma decisão mais cômoda e que respeite os limites da vida financeiro de cada pessoa", apontou.

Lei

O Legislativo publicou a Lei 14.181/21, que atualiza o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do idoso e inclui elementos que disciplinem o crédito, trate e previna o superendividamento. A Defensoria Pública do Estado, outra parceira do projeto, também atuará na prestação de serviços.

O defensor público, Cássio Bittar Vasconcelos, explica que “o conceito da lei estabelece limites importante, otimiza ferramentas eficazes e métodos autocompositivos para que os órgãos possam aprimorar o atendimento e os resultados positivos”.

Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou a Recomendação 125/21, com mecanismos de prevenção e tratamento do superendividamento, indicando a criação de núcleos especializados em atender essas demandas.

Serviços que o Núcleo oferece

  • Atendimento multidisciplinar para elaboração de diagnóstico financeiro, aferição do nível de endividamento, com o auxílio de economistas, assistentes Sociais, contadores e advogados em formação;
  • Orientação de educadores financeiros
  • Auxílio para cálculos de negociação de dívidas
  • Planejamento Financeiro (Plano de Ação);
  • Mutirões de negociação de dívidas;
  • Conciliações extrajudiciais com instituições financeiras

Localização do Núcleo: Rua Augusto Corrêa, bairro do Guamá, em Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias