Como sair de um mar de dívidas e desviar dos tubarões, mais conhecidos como agiotas? O Grupo de Educação Financeira da Amazônia (GEFAM), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza atendimentos de educação financeira para endividados e superendividados da comunidade universitária e da sociedade em geral, com ações que contribuam para o planejamento e o equilíbrio orçamentário familiar.
Dados de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo revelam que, em maio de 2024, quase 80 % das famílias brasileiras estavam endividadas e cerca de 20% informaram ter mais da metade da renda comprometida com pagamento de parcelas de crédito, o que se caracteriza como superendividamento.
VEJA TAMBÉM
- Pará tem maioria da população negra na informalidade
- Obra quase parando revolta trabalhadores da Feira do Guamá
- Evento promove debate sobre IA e sustentabilidade em Belém
Segundo levantamento do Serasa, referente a maio deste ano, quase 70% dos inadimplentes brasileiros são mulheres entre 26 e 60 anos.
Ainda de acordo com o Serasa, os segmentos com maior concentração de dívidas são bancos e cartões de crédito, com quase 30%, além das contas básicas de água, luz e gás, com mais de 22%.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Serviço
Os interessados podem agendar uma orientação pelo e-mail [email protected]. Os atendimentos ocorrem às segundas e às sextas-feiras, das 14h às 17h, no Campus Guamá da UFPA, localizado na Rua Augusto Corrêa, 01, Setor Profissional, Prédio Anexo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Sala 202, no bairro do Guamá, em Belém.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar