
O prazo de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano 2024, iniciou em 17 de março e segue até dia 30 de maio. E para garantir mais rapidez e segurança no procedimento para os contribuintes, a declaração pré-preenchida está disponível desde o dia 1º deste mês. A estimativa da Receita Federal é que 57% das declarações sejam feitas com essa funcionalidade.
A declaração pré-preenchida apresenta informações sobre rendimentos, pagamentos e deduções, abastecida com informações da Receita Federal com base em dados fornecidos pelos contribuintes no ano anterior, além de informes de rendimentos fornecidos por fontes pagadoras, como empresas e o INSS, por exemplo. Para acessá-la, é preciso possuir conta gov.br nos níveis ouro ou prata. De acordo com o Governo, no ano passado, 41,2% das declarações foram nessa condição.
O contador Cleber Albuquerque explica que uma das vantagens de usar essa modalidade é ter prioridade na fila de restituição. “Quanto mais cedo você declarar seu imposto de renda, mais cedo você vai estar na fila de restituição. Lembrando que para restituir existem critérios, a declaração pré-preenchida encurta o tempo de preenchimento e dá prioridade nessa fila, assim como idade igual/superior a 60 anos, pessoas com deficiência e portadores de moléstia grave; quando a maior fonte de renda seja o magistério e demais contribuintes”, afirma.
Cleber ressalta também que a antecipação do envio da declaração do Imposto de Renda evita problemas com a Receita Federal e ajuda o órgão a fazer o cruzamento das informações fornecidas pelo contribuinte com a sua base de dados, dando tempo hábil para o contribuinte resolver possíveis erros que fizeram a declaração cair na “malha fina”.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
“Você está se antecipando a possíveis soluções para resolver problemas, divergências que a sua declaração venha a ter. Aí é possível acompanhar o status da declaração, e a partir do momento que a Receita Federal cruzar essas informações, você tem a possibilidade de validar com tempo, e se possível também retificá-la a tempo caso haja algum erro”, comentou.
E para isso, é necessário priorizar manter a documentação em ordem e atualizada não somente agora, mas durante todo o ano. “Porque essa organização, esse planejamento, vai ajudar na sua declaração, tanto para diminuir o valor do imposto a pagar quanto na possibilidade de restituir algum imposto. Isso vai ajudar, consequentemente, a dar maior segurança e minimizar, evitar possíveis erros”, diz.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar