plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
COMBATE AOS MAUS-TRATOS

Ufra promove debate sobre bem-estar animal

Com foco no combate aos maus-tratos de equinos, o encontro vai reunir especialistas e autoridades para discutir sobre o assunto

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ufra promove debate sobre bem-estar animal camera Ufra promove evento voltado para discussões sobre a situação dos animais no município. | Divulgação

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura Municipal de Belém sediará um evento que tem como objetivo mostrar aos órgãos públicos qual a situação dos animais no município e apresentar alternativas para solucionar alguns problemas relacionados a eles. A programação vai ocorrer das 08 às 12h e é uma iniciativa da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), com coordenação do professor Djacy Ribeiro.

“Temos muitos problemas em Belém que não são de agora. Animais sempre foram deixados para terceiro e quarto plano, nunca pensados como prioridade. São problemas que a sociedade sabe que existem, mas que nunca foram resolvidos. Nós precisamos falar sobre os animais, trazer esse problema à tona. E a Ufra vai fazer isso”, explica Djacy Ribeiro.

O evento será dividido em dois momentos. O primeiro vai ser realizado das 08h às 09h30 e os órgãos que direta ou indiretamente atuam com a questão animal terão acesso a apresentações feitas por 40 alunos do curso de medicina veterinária da universidade, que destacarão problemas como: a “fábrica de filhotes”, Controle populacional de cães e gatos na região; Tutoria responsável; Regulamentação ou extinção da venda de animais em feiras livres; entre outros.

Conteúdos relacionados:

Durante as apresentações, os estudantes também vão falar sobre iniciativas que estão dando certo no Brasil e que podem ser replicadas em Belém, como o Santuário, proposta apresentada pela pela prefeitura para receber os equinos vítimas de maus tratos e utilizados no trabalho de tração.

No segundo momento, os representantes dessas entidades e órgãos competentes poderão debater sobre o assunto. “Nossa proposta é que se criem grupos de trabalho para que esses problemas sejam sanados”, disse Djacy Ribeiro, destacando o papel da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SEPDA) nessas discussões.

“No caso dos animais de tração, por exemplo, a população reclama porque não sabe quem procurar para fazer a denúncia. É preciso que tenha um responsável, que isso seja estabelecido, organizado”, explica o professor.

Projeto de um Santuário para animais

Em Belém, não se tem registros de quantos animais são utilizados por carroceiros no trabalho de tração. Porém, segundo o professor Djacy Ribeiro, boa parte desses animais se encontram em situação de maus tratos. “São animais feridos, com problemas na articulação, sem alimentação adequada, abandonados nas vias”, diz.

O professor atua junto ao Projeto Carroceiro, também da Ufra, que é referência no Brasil no combate a maus tratos aos animais. O projeto existe desde 2003. Em 2024, eles atenderam mais de 180 animais.

A proposta da prefeitura é a criação de um Santuário, em uma área de mais de 30 hectares cedida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Para a realização do projeto, foi solicitado apoio da Ufra.

De acordo com o professor, o santuário visa atender mais de 70 animais e vai reunir tudo o que eles precisam para viver dignamente. O projeto inclui espaços de manejo, comedouro, capineira, bebedouro, locais de atendimento, local de estadia dos trabalhadores, local para banho, solário e atendimento clínico e contratação de médicos veterinários para atuarem no local.

“O funcionamento do Santuário seguiria um plano operacional padrão, em que os órgãos competentes resgatam esses animais e os encaminham ao Projeto Carroceiro, onde faríamos a identificação, triagem e atendimento clínico”, explica o professor.

De acordo com Djacy Ribeiro, após habilitados, os animais poderiam permanecer no local, como uma aposentadoria, ou ter a oportunidade de conseguir uma família, a partir da adoção.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias