
Jovens com idade entre 16 e 17 anos que moram em Belém já podem se inscrever para o Programa de Voluntariado da COP 30. Depois do sucesso da primeira etapa, os organizadores do evento estão abrindo a oportunidade para adolescentes que residem na capital e na Região Metropolitana de Belém. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quinta, 26, pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica.
As inscrições começam nesta terça (1º) e ficam abertas até o dia 11 de julho, exclusivamente pela internet, no site www.sectet.pa.gov.br ou no portal oficial do Programa. Para essa faixa etária – 16 a 17 anos - a inscrição dependerá da autorização formal dos pais ou responsáveis legais, por meio da assinatura conjunta do Termo de Adesão específico.
Edital
O novo edital amplia as possibilidades de participação e busca envolver a juventude da RMB nas atividades de um dos maiores eventos climáticos do mundo. Além de incluir o público jovem, o processo também oferece uma nova chance para moradores de Belém que, por algum motivo, não conseguiram se inscrever na primeira seleção. Como nas demais fases do programa, o edital reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para povos indígenas e comunidades quilombolas.
Todos os inscritos participarão de um curso de capacitação com carga horária de 120 horas, distribuídas em seis módulos. O conteúdo da formação abordará temas como mudança do clima, turismo, comunicação intercultural e dinâmicas de trabalho em grandes eventos. A certificação obtida será fundamental para habilitar os voluntários a desempenhar suas funções durante a Conferência.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Perfil
O perfil desejado para os voluntários inclui boa comunicação, proatividade, organização, capacidade de resolver problemas e disponibilidade para atuar nos horários específicos da COP30, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém.
“Queremos ampliar ainda mais o engajamento da nossa população, oferecendo uma oportunidade única para que estudantes vivenciem de perto um evento de importância mundial. Acreditamos que a experiência vai marcar positivamente a vida de cada um dos participantes”, afirma Victor Dias, titular da Sectet.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar