Garantir a imunização é fundamental para se proteger e até mesmo prevenir doenças graves. Com a chegada do inverno amazônico na capital paraense, muitos vírus circulam pela cidade, tornando imprescindível a vacinação.
Entre eles, está o vírus sincicial respiratório (VSR), que é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas. Porém, as grávidas podem tomar a vacina de prevenção a partir da 28ª semana de gestação, em dose única, como forma de prevenir a doença nos bebês.
A novidade é que a rede municipal de saúde de Belém já tem data para começar a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) à gestantes.
Disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o imunizante protege contra formas graves de doenças respiratórias, especialmente a bronquiolite. A vacina passa agora a ser ofertada em todas as salas de vacinação do município até a próxima terça-feira (16), prazo para conclusão de entrega e registro nas unidades de saúde.
Gestantes
Com 3.539 doses, o imunizante é ofertado a gestantes de qualquer idade, a partir da 28ª semana de gestação, em dose única, segundo a recomendação do Ministério da Saúde. A iniciativa busca proteger mãe e bebê por meio da transferência de anticorpos específicos em cada gestação.
A vacinação também está liberada para gestantes com comorbidades. Apesar disso, a eficácia pode ser menor para mulheres imunocomprometidas ou que fazem uso de imunossupressores. Nesses casos, há alternativa de proteção do bebê após o nascimento, com aplicação de anticorpos prontos.
“Bronquiolite é uma doença séria e grave que já temos um meio eficaz de prevenir: a vacinação”, reforçou a enfermeira do Departamento de Imunizações da Sesma, Lanna Lemos.
Quer mais notícias sobre Serviços? Acesse nosso canal no WhatsApp
Quais documentos necessários para a vacinação?
Para receber a vacina, é fundamental que a gestante apresente o cartão do pré-natal no momento da vacinação. O documento permite a verificação da idade gestacional e da situação vacinal, além de possibilitar a atualização de outras vacinas do calendário da gestante, como dTpa, influenza, Covid-19 e hepatite B, que podem ser aplicadas simultaneamente.
Além do cartão de pré-ntal, é importante um documento oficial com foto, além de CPF e Cartão do SUS.
Alerta e Prevenção
Desde novembro o imunizante passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, com meta de cobertura de 80% da população gestante. Segundo o Ministério da Saúde, até 15 de novembro, mais de 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR foram registrados em todo o país.
O vírus sincicial respiratório é a principal causa de bronquiolite e um das maiores responsáveis por internações hospitalares em crianças menores de dois anos, especialmente nos primeiros seis meses de vida. A imunização materna permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê, ainda durante a gestação, garantindo proteção desde o nascimento até, aproximadamente, o sexto mês de vida.
Além de proteger os recém-nascidos, a vacinação contribui para a redução da sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde, ao diminuir a demanda por atendimentos de urgência e internações em Unidades de Terapia Intensiva pediátricas, cuja oferta de leitos é limitada.
Confira as salas de vacinação disponíveis
Unidades Básicas de Saúde (UBS) – das 8h às 17h
Água Cristal, Paraíso Verde, Águas lindas, Curió, Castanheira, Marambaia, Mestre Alarino, Aeroporto, Baía do Sol, Carananduba, Furo das Marinhas, Maracajá, Sucurijuquara, Riacho Doce, Terra Firme I e II, Parque Amazônia I, Radional, Condor, Guamá, Jurunas, Terra Firme, Portal da Amazônia, Combú, UBS Fluvial Camilo Salgado, Canal do Pirajá, Barreiro I e II, Galo I, Sacramenta, Providência, Pedreira, Paraíso dos Pássaros, Vila da Barca, Telégrafo, Fátima, Mangueirão, Parque Verde, Panorama XXI, Tapanã, Carmelândia, Pratinha, Bengui II, Satélite, Sideral, Tenoné II, Quinta dos Paricás, Paracuri, Parque Guajará, Icoaraci, Fama, Fidélis, Cotijuba e Outeiro.
Outros locais disponíveis para vacinação
Centro de Saúde Escola do Marco – CSE (Uepa), Previdência do Município de Belém (BELÉMPREV), Uremia, Hospital de Aeronáutica de Belém, Hospital Naval e Hospital Geral de Belém (Exército).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar