Notícias / Te Cuida
CUIDADOS

Entenda a importância do Pilates no tratamento pós Covid-19

Prática se mostra necessária para pessoas que tentam se recuperar das sequelas provocadas pela doença

quarta-feira, 04/08/2021, 22:26 - Atualizado em 06/08/2021, 15:25 - Autor: DOL


Cuidados com o corpo e a mente estão cada vez mais valorizados em meio à pandemia
Cuidados com o corpo e a mente estão cada vez mais valorizados em meio à pandemia | Burst/Pexels

A pandemia da Covid-19 sem dúvida impactou nas vidas de todos, seja em relação à forma como nos alimentamos, como interagimos fisicamente com outras pessoas e, sem dúvida, como estamos cuidando do nosso corpo e mente. Não foi surpresa quando inúmeros discursos de especialistas surgiram na internet ressaltando a importância da prática de exercícios físicos e de atividades para o cuidado mental.

Em meio a tantas práticas disponíveis, uma em especial chama atenção por conseguir aliar essas duas necessidades de trazer benefícios ao sistema imunológico e proporcionar uma vida saudável: o Pilates. O método possibilita potencializar a oxigenação do corpo, aumentando a capacidade respiratória, levando a uma mecânica mais precisa e a educação dos músculos respiratórios.

+ Cistos ovarianos: saiba as causas, riscos e tratamentos

A prática do Pilates mostrou-se primordial e necessária especialmente para as pessoas que tentam se recuperar das sequelas provocadas pela Covid-19, pois os exercícios ajudam a melhorar a mobilidade da caixa torácica, diminuindo a tensão dos músculos cervicais e dos músculos respiratórios acessórios.

Tanto como prevenção como também para o tratamento da Covid-19, o Pilates é uma atividade física que tem demonstrado excelentes resultados: aumento de anticorpos que combatem doenças infectocontagiosas; diminuição de dores musculares e a diminuição dos problemas respiratórios, como falta de ar e palpitação.

 

| Divulgação
 

Incentivo à prática

De acordo com a fisioterapeuta Andrea Souza, especialista no método Pilates e também com atuação na área hospitalar e na Unidade de Terapia Intensiva, alguns pacientes precisam fazer Pilates para o processo de recondicionamento do corpo após a infecção do vírus.

"Todo exercício físico é de muita importância. Temos o Pilates dentro da fisioterapia, onde é uma atividade essencial, onde, comparado a outras atividades, conseguimos atingir os pacientes pós Covid-19, devido toda parte respiratória", destaca.

"É sempre uma avaliação minuciosa, principalmente nos pacientes que chegam com comprometimento na parte pulmonar. Precisamos avaliar não apenas a parte respiratória, mas tudo que engloba a parte física, motora", completa.

+ Santa Casa pede doação de leite materno; veja o vídeo!

"Trabalhando com o Pilates, consigo melhorar e potencializar ainda mais a respiração e a conscientização corporal do paciente, onde muitos apresentam como sequela a perda de memória, por exemplo, e com isso conseguimos trabalhar tudo dentro do método", finaliza a profissional.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS