plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIA DO HOMEM

Transplante capilar: homens procuram cada vez mais

Público masculino está cada vez mais vaidoso

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Transplante capilar: homens procuram cada vez mais camera Transplante capilar teve uma procura de 50% no ano passado | Divulgação

Os homens estão cada vez mais interessados no cuidado com a aparência. A vaidade, que antes era encarada com preconceito, tem tomado espaço no universo masculino e esse público está cada vez mais exigente à procura de serviços de beleza como: cuidados com a pele, corpo, barba e cabelos.

Com o crescimento desse segmento, as barbearias estão em alta e precisam, cada vez mais, estarem atualizadas e serem ousadas apostando em diferenciais como serviços de bar e também entretenimento.

Um profissional que adotou esses diferenciais para valorizar seu estabelecimento, foi André Neves, que há três anos atua em sua própria barbearia localizada no distrito de Icoaraci, em Belém. Ele conta que antes de se tornar um profissional do ramo, já gostava do ambiente de barbearia justamente por ser um espaço onde além de cuidar da aparência também proporciona outros serviços que permitem encontrar amigos e até mesmo se divertir enquanto aguardam a vez de serem atendidos.

“Apostei em diferenciais que vão além do tradicional corte e barba, como a nossa ‘Comboterapia’ que é uma limpeza de pele aliada com esfoliação do rosto e barba e também a máscara negra, que auxilia na remoção de cravos. Além disso, oferecemos bebidas como café e cerveja e também temos vídeo game aqui no espaço, a galera se amarra! A ideia é trazer um ambiente mais atrativo e diversificado para os nossos clientes”, destaca o empreendedor.

Todo esse cuidado com a aparência e principalmente com os cabelos está intimamente ligado a aparência e a essência da autoestima masculina.

“A gente confere uma parte da nossa identidade ao cabelo. Desde criança criamos uma imagem na nossa cabeça de como somos com cabelo e conferimos a ele um corte específico, um comprimento, uma cor, um penteado e todo esse conjunto faz parte do nosso estilo de vida.”. É o que afirma o especialista em transplante capilar, o cirurgião plástico Matheus Pantoja.

De acordo com ele, através do corte de cabelo, da cor ou do penteado é possível inferir a profissão que determinada pessoa realiza ou até mesmo o estilo de vida que ela adota. Um estudo realizado em 2021, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que pelo menos 50% dos homens sofrerão com a perda de cabelo até os 50 anos de idade.

Além de causar a perda de cabelo, a calvície também contribui para a perda de identidade do indivíduo. E não é à toa que a cirurgia de transplante capilar está em 3º lugar entre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens, no Brasil. É o que revela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), só em 2021, o procedimento experimentou uma procura 50% maior.

“Quando o homem se vê em fotos e já percebe os efeitos da calvície a imagem que ele tinha de si mesmo com cabelo começa a ser desconstruída e substituída pela imagem de um homem mais envelhecido, com menos cabelo. Um processo de perda de identidade que afeta profundamente o psicológico masculino”, explica o médico.

Rodrigo Papacosta (28) realizou o transplante capilar em Belém e conta como se sentia antes de passar pelo procedimento. “Minha autoestima ia diminuindo à medida que a calvície se tornava mais evidente. Pois começou a me incomodar mais quando as pessoas já reparavam e falavam ‘vai ficar careca!’ Era um balde de água fria quando escutava esse tipo de comentário”, relembra.

TÉCNICAS

Com a evolução das técnicas que garantem resultados cada vez mais naturais e cicatrizes praticamente imperceptíveis, o procedimento tem ganhado adeptos no mundo todo. O Transplante capilar pela técnica norte americana FUE (Follicular Unit Extraction), é uma dessas evoluções.

Nesse método, os folículos capilares são extraídos da área doadora do paciente - geralmente as laterais da cabeça e a nuca, que são regiões não afetadas pela calvície - e logo mais esses folículos são implantados na área calva fazendo com que voltem a surgir fios novamente nesta região.

Em casos em que a área doadora é insuficiente, há também a possibilidade de extrair folículos de outras regiões do corpo, como a barba, por exemplo.

O procedimento está entre os mais procurados pelos homens, pois além de ser um método que não deixa cicatrizes perceptíveis, ele também oferece uma rápida recuperação, permitindo que o paciente retorne no mesmo dia para casa. O tempo do procedimento é de aproximadamente 8 horas e em uma única sessão é possível transplantar até 10.000 fios de cabelo.

“Sem dúvida foi o melhor investimento da minha vida. É uma questão de satisfação pessoal você sentir-se bem. E à medida que passavam os dias após a realização do procedimento a naturalidade que ficou impressiona. Certeza que fiz a escolha certa!”, afirma Rodrigo Papacosta.

Assim como muitos homens, Rodrigo apresentou os primeiros sinais de calvície ainda jovem. Porém, após passar devidamente pelo transplante capilar teve não só a autoestima renovada como também recuperou a autoconfiança.

Com todos esses benefícios, é preciso tomar alguns cuidados na hora de decidir o local que irá realizar o procedimento para que tudo seja feito com segurança.

“Ao primeiro sinal de perda de cabelo procure um profissional habilitado! No Brasil, os profissionais habilitados para realizar esse procedimento são cirurgiões plásticos e dermatologistas especialistas pelo Conselho Federal de Medicina. Em caso de dúvidas, busque no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e também no site da Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar (ABCRC)”, alerta o médico cirurgião Matheus Pantoja, especialista em transplante capilar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias