Você sabia que o modo como senta, anda e até deita, pode afetar o tamanho do abdômen, muitas pessoas tomam diversos chás, fazem academia, mas parece que o resultado não vem. Isso pode se dar pelo fato de que a postura esteja errada e esteja prejudicando o emagrecimento.
A maioria das pessoas, se atentam a má postura, na hora em que vão fazer fotos e percebem que estão de maneira errada.
Confira os benefícios que caminhar traz à saúde
Dependendo da postura que você tiver a barriga pode ficar mais ou menos saliente; ficar muito tempo e o tronco curvado ou com ombros arqueados projeta os órgãos abdominais para a frente e para baixo, fazendo a barriga parecer maior.
A postura "relaxada" reduz a ativação dos músculos abdominais, o que favorece a flacidez na região. Isso tudo deixa sua barriga maior não só no momento de tirar a foto, mas a longo prazo, dificultando o processo de emagrecimento.
A Laise Veloso, fisioterapeuta da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) comentou sobre o assunto.
“A região para onde a coluna se curva fica com espaço reduzido. Isso faz com que a gordura dali, que muitas vezes nem é excessiva, se concentre em um espaço menor, aparentando ter maior volume e gerando os famosos pneuzinhos” disse ela.
A lordose lombar, que é quando a curvatura acima do bumbum é mais acentuada do que o normal, pode originar acúmulo de gordura nos flancos e na região abdominal, uma vez que há deslocamento do centro de gravidade e a barriga se posiciona mais para frente. Imagem: iStock A má postura aumenta ainda a pressão em vasos sanguíneos.
Proteína animal é melhor que a vegetal? Tire sua dúvida
Além de ser um grande problema estético, a má postura prejudica o sistema circulatório do corpo. Segundo o angiologista César Amorim Pacheco Neves, presidente da Associação Bahiana de Medicina, isso pode desencadear outros problemas que deixam a barriga mais volumosa: Inchaço, devido ao acúmulo de líquidos Constipação (intestino preso).
Para evitar o problema, e manter uma boa postura, realize exercícios de força (musculação, funcional) que trabalham a região do core (abdômen, lombar e quadril) e dorsal, pilates, ioga ou outras atividades que focam no fortalecimento do core.
A relação entre a doença de Anitta e a esclerose múltipla
É importante passar por uma avaliação postural com um fisioterapeuta.
Além dos exercícios físicos, é importante manter uma alimentação saudável para evitar e reduzir o excesso de gordura corporal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar