plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TRATAMENTO CASEIRO

Garganta inflamada: veja os melhores remédios caseiros

Está com aquela dorzinha chata, dificuldade para engolir e irritação na garganta de forma geral? Veja como fazer um remédio caseiro eficaz para aliviar esses sintomas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Garganta inflamada: veja os melhores remédios caseiros camera Apesar da receita caseira, colocar o dedo na garganta não é um método adequado, pois, além do desconforto, há risco de lesão, sangramento e trauma local. | Reprodução

Você sofre com dor de garganta? Esse problema pode se tornar bem mais frequente para diversas pessoas nas épocas mais frias ou quentes. A dor de garganta é um sintoma comum, que não precisa de doenças adjacentes para aparecer e, portanto, pode ser tratada em casa, com soluções naturais e medicamentos caseiros.

3 remédios caseiros para sinusite aguda, alérgica e infantil; aprenda como fazer!

Portanto, caso a dor não melhore, é recomendado consultar um médico para avaliar a necessidade de iniciar tratamento com remédios farmacêuticos. Agora sim, vamos descobrir os melhores remédios caseiros para garganta inflamada.

Chás

Chá de hortelã
📷 Chá de hortelã |Reprodução/ Internet

Chás de ervas como o hortelã, a camomila, sálvia, gengibre e até alho, possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. O chã ajuda reduzir a inflamação e o incômodo da dor de garganta. É possível usá-los sozinhos ou combinados, potencializando a ação.

Mel

Mel de abelha
📷 Mel de abelha |Reprodução/ Internet

Puro, no chá ou com algumas gotas de limão, o mel tem propriedades calmantes e ajuda a hidratar a mucosa da garganta, reduzindo a irritação e a tosse.

Xarope caseiro de guaco

Folhas secas de Guaco
📷 Folhas secas de Guaco |Reprodução/ Internet

Por ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e expectorantes, o guaco é uma erva muito usada para o preparo de chás e xaropes caseiros para tosses, gripes e catarro. O ideal é que o consumo desses produtos nunca ultrapasse 4 colheres de sopa por dia.

Gargarejo

O gargarejo nada mais é do que o ato de colocar um líquido na garganta e não deixá-lo "cair" para o estômago por meio do ar expelido pela laringe. A ideia é que essa movimentação gerada na mucosa ajude a remover células mortas e melhore a dor e inflamação. O gargarejo é feito com água morna e sal; mas pode-se usar também soro fisiológico morno e água morna com limão.

Hidratação

Um dos sintomas da garganta irritada é justamente a secura da mucosa. Por isso, mantê-la hidratada ajuda a aliviar o incômodo causado pela inflamação. Água, sucos, chás e até a famosa canja de galinha -já que o calor e o líquido salgado aquecem a região e ainda trazem conforto para o corpo no modo geral.

Umidificar o ar

A dor de garganta pode piorar se o ambiente estiver muito seco, pois esse tipo de ambiente irrita ainda mais a garganta que já está inflamada. Fuja de ar-condicionado e use os aquecedores com moderação. Se possível, use um umidificador ou faça inalação apenas com soro fisiológico para manter as vias aéreas úmidas.

Balas e sprays

As farmácias têm uma grande variedade de pastilhas e sprays com propriedades calmantes que ajudam a aliviar a dor e o incômodo da dor de garganta. O ideal, no entanto, é buscar orientação médica para utilizá-los.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias