Ansiedade, tristeza, angústia ou apreensão em relação à chegada da semana que virá. Se você já foi acometido por esse conjunto de sensações em um domingo, saiba que você não é o único a passar por isso. Esses “sintomas” estão interligados e desabrocham com o início de uma nova semana. Você sabia?
Conteúdos relacionados:
- Sintomas de câncer de pulmão em não fumantes: fique atento!
- Sexo e menopausa: como quebrar tabus e manter a saúde?
A “síndrome do domingo à noite” não está documentada em nenhum manual de diagnóstico médico, mas passou a ser reconhecida para indicar os sintomas ansiosos provocados pela forma como uma pessoa lida com a própria rotina, estado psicológico ou estilo de vida.
Os especialistas afirmam que a “síndrome do domingo à noite” desperta na pessoa a perspectiva de que deverão voltar a uma rotina brevemente, o que gera antecipação a quaisquer obrigações que tenham no trabalho, na faculdade ou na escola , por exemplo.
Quer mais notícias de saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Ainda que não seja uma patologia, entende-se que um dos fatores é a rotina exaustiva. Ambientes de trabalho tóxicos ou mal equilibrados, com grande pressão, acúmulo de demandas e pouco incentivo também podem intensificar a ansiedade sobre o retorno à rotina.
Sintomas comuns da “síndrome do domingo à noite”
- Se preocupar com as tarefas da próxima semana;
- Sensação de que o fim de semana passou muito rápido ou de que a pessoa não desfrutou o suficiente;
- Fica estressada se tiver prazos ou compromissos futuros;
- Dificuldade em relaxar e aproveitar o domingo;
- Tristeza relacionada ao trabalho, estudo ou outras atividades que exijam esforço durante a semana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar