
Na última quinta-feira (27), Fafá de Belém anunciou que não participaria de um evento sobre etarismo, onde seria uma das convidadas para uma roda de conversa organizada por Patrícia Poeta, após sofrer uma crise de Burnout, onde a cantora paraense de 68 anos precisou de atendimento médico.
O psicólogo Vitor Friary explica que a Síndrome de Burnout representa um estado de esgotamento, uma exaustão muito intensa, tanto física quanto emocional e mental. No entanto, segundo ele, "não é considerada uma doença, mas um distúrbio emocional, de acordo com o Ministério da Saúde".
Dimensões
De acordo com a psicóloga Thirza Reis, a Síndrome de Burnout tem três dimensões. A primeira é a do esgotamento físico, psíquico e emocional. "É um cansaço que não para, uma sensação de estresse contínua e que você não entende muito bem o porquê. Você dorme, no outro dia você acorda e parece que você não dormiu. E isso se repete continuamente", explica.
No caso da segunda dimensão, é conhecida como cinismo, um certo negativismo. "Eu paro de me relacionar, tenho uma irritabilidade, uma falta de concentração, não sou mais tão participativo no trabalho", detalha a psicóloga.
E o terceiro aspecto é a baixa e a falta de sensação de realização no trabalho. Segundo a especialista, "a pessoa começa a construir narrativas dentro de si de insuficiência, de que não é boa o suficiente, e de que não está fazendo uma boa entrega".
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Veja 5 profissões com maior índice de esgotamento mental
- Cansaço mental de Joelma: sintomas, tratamento e prevenção
Os principais sintomas do distúrbio são: recorrência no cansaço, vontade de faltar ao trabalho, pensamentos mais pessimistas, perda de prazer em reuniões e tarefas do dia a dia, problemas de sono, e emoções como impaciência, irritabilidade e desinteresse frequente.
Como prevenir?
A psicóloga Thirza reforça que, ao perceber o Burnout nos níveis iniciais, antes dos sintomas físicos aparecerem, é possível evitar que o problema ocorra com auxílio da atividade física regular, bem como mudança de hábitos que estejam sendo prejudiciais, seja no trabalho ou na vida pessoal, e uma higiene do sono.
"É essa sensação de alerta constante, de fazer uma coisa pensando em outras três ao mesmo tempo, que vai culminar no Burnout", ressalta Thirza.
A especialista também dá uma orientação importante do que fazer durante a transição de uma atividade para outra. "Faça uma respiração de dois minutos, um minuto. Cinco vezes, profundamente. Para se despedir da situação que você estava ali antes", finaliza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar