plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
DESANIMADO?

Consumo de gorduras pode afetar o humor; entenda

Pesquisas revelam como diferentes tipos de gordura influenciam a saúde mental

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Consumo de gorduras pode afetar o humor; entenda camera De acordo com pesquisa recente, o consumo de gorduras saturadas está diretamente ligado ao humor. | Freepik

O efeito das gorduras no corpo humano vai muito além do que estética e problemas cardiovasculares. Um estudo recente, publicado na revista Nutrients por pesquisadores da Universidade Laval, no Canadá, aponta que certos tipos de gordura afetam diretamente no equilíbrio da microbiota intestinal e, por conta disso, podem causar alteração no humor e na saúde mental das pessoas.

A pesquisa analisou diversos estudos sobre o tema e concluiu que os efeitos variam conforme o tipo de ácido graxo, nome técnico das partículas de gorduras. Eles descobriram que os insaturados, encontrados principalmente em óleos vegetais, azeite, peixes e abacates, têm um efeito benéfico sobre a microbiota intestinal. Já os saturados, presentes em carnes vermelhas, manteiga e produtos industrializados, estão associados a um desequilíbrio dessa população de micro-organismos, o que pode desencadear inflamações no corpo e afetar a saúde mental.

Segundo o estudo, o desequilíbrio da microbiota, conhecido como disbiose, prejudica a integridade da barreira intestinal, permitindo com que substâncias nocivas entrem na corrente sanguínea e provoquem danos. Essa desordem no intestino pode afetar diretamente a produção de hormônios como a serotonina, que desempenha papel crucial no controle do humor.

Conteúdos relacionados:

Quais os efeitos da gordura no organismo?

O estudo reforça a importância de escolher com atenção os tipos de gordura ingeridos. Os ácidos graxos saturados, com estrutura mais rígida e difícil de quebrar, foram associados a diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer de intestino.

Um estudo publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine, que acompanhou mais de 221 mil pessoas por 33 anos, comprovou a ligação entre o consumo excessivo de manteiga e o aumento desses riscos, ao contrário dos óleos vegetais, como os de soja, canola e oliva, que mostraram efeitos protetores.

"Esses trabalhos reforçam o que já vem sendo estudado há anos", disse o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele também recomendou abrir espaço no cardápio para alimentos ricos em insaturadas. "Consumir fontes de monoinsaturadas e poli-insaturadas, dentro de uma dieta equilibrada, ajuda a manter um intestino saudável e afasta diversos males", indicou.

De acordo com esses estudos, as gorduras insaturadas também promovem a produção de compostos benéficos no intestino, como o acetato, o butirato e o propionato, que atuam como anti-inflamatórios naturais, protegendo a mucosa intestinal. Os ômega-3 e ômega-6, presentes em alimentos como sardinha, chia, linhaça e óleos vegetais, também são considerados aliados importantes da imunidade e da saúde cerebral.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias