
O coco é um alimento natural, encontrado em diversas esquinas e estabelecimentos, que traz uma série de benefícios ao corpo humano. Além da água potável dentro dele — rica em nutrientes como fibras e complexo vitamínico B — a “carne” do coco também é saborosa e pode servir como tira-gosto depois de um dia cheio de trabalho ou de uma série de exercícios físicos.
“A água de coco vai ter uma quantidade de frutose, uma quantidade de carboidratos presentes para ajudar na hidratação e a repor carboidrato. Mas a gente também vai ter uma parte boa de eletrólitos, como potássio e sódio, que são fundamentais para o corpo”, explica Fernando Leite, nutricionista clínico. “Quando a gente está falando de água de coco, a gente está falando de uma água que contém sais minerais, que vai servir no nosso corpo como se fosse um soro para repor e nos elevar a quantidade de açúcar, principalmente para aquelas pessoas que praticam atividades físicas”, acrescenta.
Complemento
O especialista ressalta que, apesar de muito saudável, a água de coco não pode ser usada como substituta da água normal. “Infelizmente, a água de coco, por conter quantidade de minerais e quantidade de glicose, não vai substituir a água. Não tem nada que substitua a água. Até quando a gente fala de hidratação, a gente está falando de água”, informa. Segundo Fernando, a água de coco pode ser consumida todos os dias, desde que seja um complemento à alimentação regular e não substitua elementos tradicionais. “Ela pode ser um coadjuvante para auxiliar no processo de reidratação — no caso de um atleta, de uma pessoa no pós-operatório ou numa situação de regulação da flora intestinal — sim, porque ela vai ser rica em minerais, vai ser rica em carboidratos e também vai ter a ação de hidratar”, complementa.
Via de regra, o alimento pode ser consumido pela maioria das pessoas, mas existem grupos específicos que precisam evitar o consumo, explica o especialista, como os renais crônicos — já que o coco contém sódio e a ingestão pode aumentar os níveis a ponto de prejudicar o tratamento.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Qualidade
Por fim, Fernando esclarece que a água de coco envasada e vendida em embalagens nas lojas tem a mesma qualidade da vendida na rua. O processo industrial consiste em um branqueamento — com superaquecimento e, posteriormente, congelamento do líquido — seguido do envase. Isso elimina a presença de bactérias e aumenta a segurança do produto, geralmente sem a necessidade de aditivos ou conservantes.
Joelma Negídio, 35, servidora pública, afirma ser fã de água de coco. “Tomo todo dia”, conta. Ela diz sentir melhora na energia e acredita que o coco ajuda a limpar seu corpo. “Melhora o meu metabolismo, eu me sinto mais ágil. Eu gosto também porque aumenta a minha vontade de ir ao banheiro, parece que limpa tudo”, afirma.
Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar