Após a ceia de Natal, muitas pessoas acabam se sentindo sobrecarregadas pelo excesso de comida e bebida. Entre os pratos gordurosos, as sobremesas e o consumo de álcool, é comum surgirem desconforto abdominal, inchaço e até aquela sensação de ressaca que acompanha os exageros das celebrações.
Para especialistas, a recuperação passa principalmente por hidratação adequada e por um retorno gradual a hábitos alimentares mais saudáveis. De acordo com eles, com escolhas conscientes é possível reduzir os impactos do excesso de açúcar, gordura e álcool, restaurar a digestão e retomar a rotina de forma equilibrada.
Conteúdos relacionados:
- Fome real ou emocional? Entenda os exageros na ceia de Natal
- Panetone não é o vilão da ceia, mas consumo exige moderação
- Diabetes: confira dicas para curtir sem se descuidar nas festividades
Confira dicas para ajudar o corpo a se recuperar após as festas:
A importância de hidratar o corpo: beba água e chá
Após os excessos de comida e bebida, a hidratação é o primeiro passo para ajudar o organismo a se recuperar. O consumo de, no mínimo, 35ml de água por quilo de peso, todos os dias. Para quem não é fã de água pura, uma alternativa é optar por águas saborizadas ou chás como o hibisco e o chá-verde, que possuem ação diurética e auxiliam na eliminação das toxinas.
Voltando à alimentação saudável
Depois de tantos excessos, o segredo para se recuperar está em voltar aos hábitos alimentares saudáveis com equilíbrio. A importância de não cair na tentação das sobras da ceia e de manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e proteínas magras, como peixe, frango e ovos são ideais.
JEJUNS LEVES TAMBÉM AJUDAM
Dar um descanso ao corpo, praticando jejuns leves de até 12 horas, contando com o período de sono, e incluindo exercícios aeróbios para ajudar na queima das calorias extras consumidas são significativos, apontam especialistas.
Quer mais de Saúde e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Então, se exagerou, já pode iniciar o quanto antes, afinal, a partir da semana que vem tem mais e o melhor é não deixar acumular.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar