Conhecida pelo alto valor nutricional e praticidade, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo todo. Rica em potássio, fibras, magnésio e antioxidantes, ela faz parte da alimentação de milhões de pessoas diariamente.
Contudo, nem todas as pessoas podem consumi-la regularmente. Segundo diretrizes publicadas pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH), apesar dos benefícios, a fruta pode representar riscos para grupos específicos, como pacientes com doenças renais, pessoas com problemas cardíacos e indivíduos propensos a enxaquecas.
Conteúdos relacionados:
- Estudo aponta maior contaminação bacteriana em água de bebedouros do que na torneira
- Whey protein causa espinhas? Entenda a relação entre suplemento e acne
- Entenda os riscos de consumir álcool e Mounjaro ao mesmo tempo
Quem deve evitar a fruta?
Pacientes com doença renal avançada precisam ter atenção especial. O excesso de potássio presente na banana, cerca de 375 mg em uma fruta média, equivalente a 11% da necessidade diária de um homem adulto e 16% da mulher, pode sobrecarregar os rins e afetar o ritmo cardíaco.
Além disso, pessoas em tratamento para hipertensão ou problemas cardíacos também devem moderar o consumo. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) reforça que, embora doses perigosas de potássio sejam elevadas, a consulta a um médico é recomendada antes de incluir bananas com frequência na dieta.
Quem segue dietas com baixo teor de carboidratos deve considerar que uma banana média contém 26 gramas de carboidratos, o dobro de uma maçã do mesmo tamanho. Além disso, a presença de tiramina na fruta pode atuar como gatilho para enxaquecas em pessoas sensíveis, segundo especialistas.
Outro alerta é em relação a preparação industrializada da fruta. A nutricionista Colleen Spees, do Centro Médico da Universidade Estadual de Ohio, explica que nem todas as formas de consumo são saudáveis. “A maioria dos chips de banana são desidratados e fritos”, explicou à Associação Americana do Coração (AHA), lembrando que doces e frituras aumentam calorias desnecessariamente.
Quer mais notícias de saúde e outros assuntos? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Além disso, reações alérgicas a frutas tropicais também impedem a inclusão da banana na dieta de algumas pessoas. Os sintomas variam de irritações leves na pele a respostas imunológicas mais graves. Indivíduos com histórico de alergias alimentares devem procurar atendimento médico caso apresentem sintomas incomuns após consumir a fruta.
Apesar das contraindicações, a banana continua saudável para a maioria da população, sendo rica em nutrientes essenciais para atletas, crianças e adultos. A fruta combina fibras, magnésio e antioxidantes, contribuindo para uma dieta equilibrada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar