plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Nudes: é seguro guardar em nuvens? Veja como se proteger!

Quer guardar fotos íntimas? Confira as dicas para mantê-las seguras na nuvem ou nos seus dispositivos

Imagem ilustrativa da notícia Nudes: é seguro guardar em nuvens? Veja como se proteger! camera Reprodução

Nos dias de hoje é comum utilizar o armazenamento em nuvem para realizar backups e liberar espaço em celulares, no entanto ainda gera desconfiança e insegurança quando o assunto é fotos íntimas. Dados indicam que cerca de 48% dos brasileiros consideram perigoso armazenar esse tipo de conteúdo nesses serviços e 18% não salvariam os arquivos pessoais por vergonha, segundo uma pesquisa realizada pela Kaspersky em parceria com a consultoria Corpa.

Porém, uma parcela da população ainda confia no armazenamento em nuvem, mesmo com os megavazamentos que ocorreram recentemente, como a exposição de CPFs e de mais de 100 milhões de números de celular, isso até acendeu um alerta quanto à segurança virtual. Segundo os resultados da pesquisa, 36% dos entrevistados disseram que armazenariam as fotos íntimas na nuvem caso fosse necessário. É importante ressaltar que a garantia da integridade do conteúdo também depende do usuário, que pode impedir a invasão de seus arquivos ao adicionar recursos que dificultam o acesso de terceiros.

É seguro armazenar imagens íntimas na nuvem?

Mesmo que esse tipo de armazenamento possa ser considerado um serviço seguro, a nuvem pode sofrer ataques de cibercriminosos, como já aconteceu anteriormente. O acesso a arquivos como fotos íntimas, pode fazer com que a vítima sofra extorsão sob ameaça de publicação desses nudes na internet, afirma Fábio Assolini, analista de segurança sênior da Kaspersky.

Mas o que o que fazer? O indicado é que você apague fotos e vídeos íntimos do celular e do serviço de nuvem após serem enviados e recebidos para evitar que hackers capturem esses conteúdos. É importante também que seu parceiro ou parceira realize o mesmo procedimento.

Como proteger os arquivos na nuvem?

Para quem prefere guardar esse tipo de arquivo na nuvem, é necessário ter alguns cuidados. "Sempre verifique a segurança do provedor de nuvem e, ao mesmo tempo, tome medidas proativas para proteger os dados e informações que confiamos a estas plataformas Principalmente, use uma senha única e forte para cada serviço", sugere Assolini.

Além de conferir a segurança do provedor, é importante ativar a autenticação em dois fatores, controlar o acesso e alertas de logins suspeitos e verificar as opções de compartilhamento oferecidas, para definir as mais restritivas. Usar a criptografia também é uma medida de segurança para proteger seus arquivos com uma senha adicional, e isso deve ser realizado antes de enviá-los para a nuvem. Assim, se houver uma invasão de hackers, esses arquivos terão uma camada a mais de segurança e será mais difícil acessá-los.

Deve-se evitar também a conexão com redes Wi-Fi públicas, até porque estas são mais usadas por golpistas para roubar dados. Se necessário, utilize uma rede privada virtual (VPN) para que as informações compartilhadas sejam criptografadas.

Outra dica é ter atenção às senhas. Atualmente, é imprescindível a criação de senhas fortes, que combinam letras, números e caracteres especiais. Mesmo assim, elas devem ser alteradas periodicamente. Não é recomendável, por exemplo, usar a data de nascimento, o nome de um animal de estimação ou outros dados facilmente encontrados na Internet como credenciais. Além disso, o ideal é que exista uma senha para cada serviço: nuvem, e-mail, redes sociais, app do banco etc. Vale lembrar que não se deve compartilhar senhas ou salvá-las no navegador web.

Para ajudar nessa tarefa, o ideal é o uso de um gerenciador de senhas, como o Kaspersky Password Manager ou o LastPass. Esse tipo de aplicativo gera senhas fortes, que são criptografadas e guardadas de maneira segura por meio de uma senha mestra. Assim, o usuário não esquece os códigos e não corre o risco de que outras pessoas tenham acesso a eles.

É importante também que os usuários mantenham instaladas as versões mais recentes dos sistemas operacionais, seja em computadores ou celulares, já que essas atualizações corrigem vulnerabilidades de segurança. Um bom antivírus também é indispensável para concluir a cibersegurança e manter o dispositivo protegido contra vírus, malware, spyware e phishing.

Como desativar o backup automático na nuvem?

Outra maneira muitocomum e muito útil para manter o backup em dia, é a sincronização automática das mídias do celular com a nuvem. No entanto, ao tirar fotos íntimas, esse recurso pode causar problemas, pois os servidores terão uma cópia do nude.

Nudes: é seguro guardar em nuvens? Veja como se proteger!
📷 |

Para desativar temporariamente a sincronização das fotos de seus dispositivos na nuvem, você deve acessar o aplicativo do serviço de armazenamento que você possui e ir até as configurações do app. Então, desative o backup automático do celular. Alguns exemplos de serviços são Google Fotos, Dropbox e OneDrive, da Microsoft.

No Android, basta ir até as "Configurações" e selecionar "Backup e sincronização". Depois desmarque a opção "Backup e sincronização". Nos dispositivos com iOS, o usuário deve ir em "Ajustes", clicar no seu nome e em "iCloud. Em seguida, selecionar "Backup do iCloud" e desativá-lo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias