plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Celular roubado? Veja por que não se pode seguir o GPS

Segundo as autoridades, GPS em celulares ainda não são 100% confiáveis. Mas ainda há uma outra questão legal que impede essa busca.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Celular roubado? Veja por que não se pode seguir o GPS camera Roubos e furto de celulares estão cada vez mais comuns nas grandes capitais do Brasil. | Reprodução/internet

Roubos e furto de celulares estão cada vez mais comuns nas grandes capitais do Brasil. Além do valor de revenda dos aparelhos, criminosos se aproveitam das informações armazenadas nos smartphones para aplicar golpes financeiros. Pensando na segurança, o recurso do Android e do iPhone para rastrear o aparelho e localizar o endereço em que o dispositivo roubado está.

Porém, isso não significa que a polícia tem autorização para ir até o local recuperá-lo, principalmente se o celular estiver no interior de numa residência.

Se o localizador do telefone indicar um imóvel residencial, não é possível que agentes de segurança entrem no local. Isso só se torna possível com autorização da Justiça.

"Para entrar em qualquer casa, precisa de um mandado judicial. Isso demanda um tempo, uma investigação e o levantamento de provas para demonstrar ao juiz de que há indícios que o local possui algo ilícito", explica, Daniel Borgues, delegado da 1ª Seccional do Centro de São Paulo

Localização informada no GPS nem sempre é exata

Ainda segundo as autoridades, a confiabilidade do rastreio é outro problema. Um GPS indicar a localização de um prédio não adianta muito se os agentes não sabem qual a sala comercial onde o aparelho se encontra.

"Quando a gente pega um rastreio, por mais que possa ser considerado exato, ele é passível ao erro e indica um raio de atuação. Vamos supor que o rastreador nos dê a localização num prédio na [rua] Guaianases com 40 apartamentos. Eu preciso de 40 mandados. É nisso que está a dificuldade", explica Borgues.

Veja também:

Celular perdido: o que fazer para conseguir devolver?

Do tijolão ao Iphone: celulares se tornaram essenciais

Leilão dos Correios terá celulares, notebooks, drones e mais

Mais de 50 celulares são apreendidos em carga ilegal no Pará

Além disso, o delegado explica, se os policiais entrarem em um apartamento errado, podem responder por abuso de autoridade e violação de domicílio.

"Se eu tivesse um rastreador com 100% de certeza, eu teria uma hipótese de flagrante pelo menos pelo crime de receptação, o que autoriza a polícia. Mas não se pode dizer com exatidão que o celular está naquele imóvel", ressalta.

A recomendação da polícia é que ninguém deve usar o endereço informado pelo GPS sozinho. Em caso de roubo ou furto, é necessário registrar sempre um boletim de ocorrência. Só assim as autoridades poderão iniciar uma investigação para tentar rever o aparelho.

"A polícia deve trabalhar de acordo com as regras. A pessoa não deve fazer isso de suas próprias maneiras. Todos devem procurar a polícia e registrar o fato para deixar com a gente", ressalta o delegado Borgues.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

    Últimas Notícias