
Em um mundo cada vez mais conectado, quando a infraestrutura digital falha, milhões de pessoas sentem o impacto quase instantaneamente. Foi o que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (20), quando a Amazon Web Services (AWS) apresentou instabilidade e deixou fora do ar diversas plataformas populares ao redor do mundo. Segundo a empresa, o problema foi resolvido ainda durante a manhã, após horas de lentidão e falhas em serviços como Facebook, Prime Video, Fortnite e Snapchat.
A AWS é o braço de computação em nuvem da Amazon. Um serviço que conecta empresas e usuários, permitindo o funcionamento contínuo de aplicativos, sites e plataformas online. As companhias que utilizam a infraestrutura da AWS pagam uma taxa de assinatura à gigante da tecnologia para garantir uma comunicação confiável entre seus sistemas e os clientes.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ligações de grandes empresas terão selo de verificação obrigatório
- Como criar vídeos profissionais e editar no Iphone: guia completo
- Celular com "melhor câmera do mundo" chega ao Brasil. Veja
MAIOR PROVEDORA DO MUNDO
De acordo com o site oficial da empresa, o serviço oferece uma ampla gama de recursos: desde tecnologias de infraestrutura, como computação, armazenamento e bancos de dados, até soluções emergentes, como machine learning, inteligência artificial, data lakes, análises e Internet das Coisas (IoT). A Amazon afirma que a AWS foi projetada para ser “um dos ambientes de computação em nuvem mais flexíveis e seguros atualmente disponíveis”.
Quer mais notícias de tecnologia? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
De acordo com um relatório da consultoria HG Insights publicado neste ano, a AWS detém cerca de 30% do mercado global de infraestrutura em nuvem, com uma base de mais de quatro milhões de clientes. O que ajuda a explicar por que uma falha isolada pode causar um apagão digital de proporções globais.
CAUSA DA FALHA TÉCNICA
A instabilidade detectada nesta segunda afetou milhões de usuários em diferentes partes do mundo. Segundo o site Downdetector, que monitora falhas na internet, foram registrados mais de quatro milhões de relatos de problemas - mais que o dobro do volume médio diário.
A AWS reconheceu a falha e informou que já havia identificado sua causa. "Estamos trabalhando em vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação", afirmou a empresa em comunicado. Horas antes, a companhia já havia mencionado "uma possível causa para as taxas de erro das APIs do DynamoDB na região US-EAST-1 (Leste 1 dos EUA)".
PLATAFORMAS FORA DO AR
Entre os serviços atingidos estavam Canva, Snapchat, Duolingo, Roblox, Mercado Livre e até órgãos públicos britânicos, como o HM Revenue and Customs, equivalente à Receita Federal do Reino Unido. Jogos populares como Clash Royale, Clash of Clans, PokemonGo, Rocket League e Fortnite também apresentaram instabilidade.
A Amazon reforçou que a situação foi normalizada e que "continuará a fornecer atualizações assim que houver novas informações". A pane, no entanto, reacendeu o debate sobre a dependência de empresas e governos de grandes provedores únicos de computação em nuvem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar