
O mercado de smartphones premium no Brasil recebeu um novo concorrente de peso nesta semana com o lançamento do Huawei Pura 80 Ultra, um aparelho que chegou às lojas com o preço de R$ 12.999.
O dispositivo é noticiado como o celular com a melhor câmera da atualidade, um título que, na verdade, não é definido por uma única entidade oficial, mas sim por diversos laboratórios de testes técnicos independentes, além de veículos e jornalistas especializados.
Leia também:
- Nubank libera Uber One de graça para clientes; saiba como ter acesso
- Chat GPT vai liberar recursos eróticos para usuários. Veja regras
- Saiba como carregar o celular mais rápido e salvar a bateria
O que garante o reconhecimento ao modelo da Huawei é sua posição de destaque no DxOmark, um ranking francês considerado um dos mais confiáveis na área, focado em testes de lentes e câmeras (tanto comuns quanto de celular). As avaliações do DxOMark são fundamentadas em “milhões de medições científicas e análises perceptivas”.
Para determinar a classificação, os aparelhos passam por uma rigorosa maratona de testes. Além das avaliações na "vida real em ambientes externos", os smartphones são submetidos a um estúdio especial que simula as mais diversas condições de uso, levando as câmeras ao extremo.
Após serem avaliados em quesitos como exposição, cor, textura, ruído, foco, zoom e vídeo, os celulares recebem uma pontuação final que define sua posição na lista.
Atualmente, o Huawei Pura 80 Ultra é o campeão da lista do DxOmark, atingindo 175 pontos no conjunto de câmeras. Outros dois modelos que figuram no top 10 do ranking e são vendidos oficialmente no Brasil são o iPhone 17 Pro (na 3ª posição, com 168 pontos) e o iPhone 16 Pro Max (na 7ª posição, com 161 pontos).
Para quem tem curiosidade sobre a Samsung, o melhor colocado da marca é o Galaxy S25 Ultra, que atualmente ocupa a 21ª posição, com 151 pontos.
Embora o procedimento de testes do DxOMark seja classificado como "muito robusto", especialistas alertam que nenhum site de avaliação é isento de viés. Por isso, a recomendação é que os consumidores busquem outras fontes de análise, como as análises de especialistas que mostram o resultado final de fotos e vídeos, para decidir se o resultado final agrada antes de investir em um novo celular.
O celular com a melhor câmera do mundo é, no fim, aquele que cabe no orçamento do comprador.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar