Um dos formatos de arquivo mais usados é o PDF, que muitos novatos e profissionais precisam usar em várias áreas. Os usuários trabalham regularmente com esses arquivos e os editam, além de adicionar ou remover informações. Nesses processos de trabalho, o formulário em PDF editável é a alternativa mais prática.
Com base neste recurso, você será informado sobre quais são as capacidades de uso de documentos PDF editáveis e onde eles podem ser aplicados. Bem como podem ser gerados para que possam ser usados de forma fácil e rápida.
Principais recursos dos PDFs preenchíveis
Antes de explicarmos como fazer um PDF preenchível, será útil e interessante para você conhecer os recursos e as áreas de aplicação. Esta é uma solução conveniente para:
- Contratos;
- Questionários;
- Pesquisas;
- Inscrições, etc.
A principal característica é que os usuários podem inserir dados e fazer alterações diretamente no documento. Nesse caso, não é necessário imprimir primeiro, preencher e digitalizar novamente. Portanto, os PDFs preenchidos são usados ativamente quando você precisa editar um documento de forma rápida e conveniente, fazer alterações e continuar usando-o em um formato PDF conveniente.
Como criar arquivos PDF editáveis
Para trabalhar com PDF editável, você deve primeiro criar um arquivo de origem. Em muitos casos, os arquivos de origem são salvos em outros formatos. Portanto, será conveniente usar o PDF Guru para criar PDF e, em seguida, torná-lo editável.
Existem várias maneiras de criar PDF editável:
Serviços online. Essas ferramentas funcionam através de um navegador e não requerem instalação prévia de software. Convenientes, rápidas e muitas vezes com uma interface intuitiva.
Programas instalaveis. É um software profissional que você terá que instalar em um dispositivo móvel ou computador através de recursos de download. Isso geralmente implica a necessidade de pagar para ter acesso a todas as funções.
Existem também ferramentas gratuitas para criar formulario PDF. Mas tenha em mente que muitas delas deixam uma marca d'água após a criação do arquivo. Portanto, elas não são adequadas para uso profissional e trabalho com documentos oficiais.
Conteúdo relacionado:
- Instagram lança a funcionalidade mais pedida pelos usuários
- Como limpar os alto-falantes do iPhone sem danificá-los
- Imagem para vídeo: tendência que impulsiona o e-commerce
Instruções passo a passo
A seguir, daremos instruções passo a passo sobre como criar PDF editável e o que você precisa fazer para que isso aconteça.
- Crie um arquivo de origem. Você precisará de um documento finalizado com todos os títulos necessários, bem como os locais onde planeja criar campos para inserir informações adicionais e editar.
- Carregue o arquivo no editor. Use um programa ou serviço online que permita editar PDF.
- Adicione campos de formulário. Dependendo da finalidade do PDF editado, você pode adicionar campos para assinaturas, campos de texto, listas suspensas, caixas de seleção, etc.
- Defina as propriedades dos campos. Determine o tipo de fonte, tamanho, limites de caracteres, campos obrigatórios e opcionais a serem preenchidos, etc.
- Salve e verifique o arquivo finalizado. Teste o arquivo e abra-o em qualquer outro dispositivo. Tente garantir que os campos de edição e entrada estejam funcionando corretamente.
Estes guias passo a passo irão ajudá-lo a realizar a tarefa com mais facilidade. Agora você pode criar formulário PDF preenchível com base em seus projetos e objetivos.
Dicas úteis
Existem várias dicas adicionais que o ajudarão a criar um arquivo PDF editável melhor e mais fácil de usar.
Use um número mínimo de etapas para o usuário. É recomendável tornar o formulário o mais simples possível. Isso aumenta a probabilidade de que os usuários interessados o preencham de forma rápida e correta.
Adicione instruções. É recomendável adicionar explicações curtas e instruções passo a passo ao lado dos campos a serem preenchidos.
Crie arquivos adaptáveis. Durante a criação, verifique como o formulário será exibido em dispositivos móveis, em diferentes sistemas operacionais e navegadores.
Configure proteção e restrições. Não permita que os usuários editem a estrutura do formulário original.
Essas etapas e soluções adicionais tornarão seu formulário ainda mais prático, simples e fácil de usar.
Erros comuns
Ao criar PDF editável, alguns usuários frequentemente cometem erros típicos que levam a certos problemas e dificuldades.
- Número excessivo de campos. Se você sobrecarregar o usuário com o número de campos a serem preenchidos, a probabilidade de preenchê-lo e enviá-lo será bastante reduzida.
- Baixa legibilidade. O uso de fontes pequenas, texto contrastante e elementos desnecessários complica o processo de preenchimento.
- Ausência de pré-teste. Antes de enviar o formulário aos clientes, é fundamental testá-lo em diferentes navegadores e dispositivos. O formulário pode não ser exibido corretamente.
É importante evitar esses erros ao criar arquivos para assinatura de contratos, formulários de feedback, formulários de inscrição, questionários ou documentação interna.
Considerações finais
Criar PDFs editáveis não é o procedimento mais difícil quando se utilizam as ferramentas certas e instruções passo a passo. Você não precisa instalar softwares complexos ou passar por treinamentos. Esse formato economiza muito tempo, simplifica a comunicação e melhora a interação entre os usuários.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar