A legislação de trânsito brasileira prevê que os pedestres têm prioridade. Porém, no dia-a-dia esse direito não é respeitado como deveria, já que não é difícil encontrar flagrantes de falta de respeito contra eles no trânsito da capital.
Na última semana, circulou nas redes sociais um flagrante em que um trator transitando por uma calçada na avenida Augusto Montenegro, oferecendo riscos aos pedestres e ciclistas que passavam no momento. A equipe de reportagem do DIÁRIO percorreu alguns pontos da avenida e se deparou com vários flagrantes de desrespeito. Na altura da Rodovia do Tapanã, muitos veículos utilizavam as calçadas como atalho para chegar aos seus destinos.
Rodrigo Oliveira, de 25 anos, trabalha como ajudante de pedreiro e comenta que é constante o desrespeito com o pedestre. Ele aguardava o ônibus para ir à sua casa e enquanto conversava com a equipe viu vários veículos passando pela calçada, bem perto do ponto de ônibus do lugar. “Geralmente são pessoas que tentam fugir do engarrafamento, fora que aqui perto tem um condomínio onde muitas pessoas saem de lá e usam a calçada como rota”, disse.
Os flagrantes foram feitos em um ponto onde há calçada, mas em alguns trechos da Augusto Montenegro sequer há local adequado para os pedestres e ciclistas transitarem. Passando um pouco a rodovia Mário Covas, o mato tomava conta de uma área em que deveria haver calçamento e ciclovias. O servente de obras Miguel Marques mora no conjunto Eduardo Angelim e sempre volta do trabalho para casa caminhando.
Ele utiliza a avenida como rota para ir para casa e reclama das condições que o local se encontra. “Se toda a Augusto Montenegro tivesse o padrão que foi feito nos primeiros quilômetros, seria muito bom. Mas as obras só foram até uma parte. Tem lugares que não tem condição alguma para a gente caminhar, temos que ir para a beira da pista, nos arriscar próximos aos carros para poder seguir viagem”, reclama.
Prefeitura
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que uma nova etapa de urbanização, com construção de ciclovia e calçadas, está prevista na avenida Augusto Montenegro. O projeto está em fase final de estudos e entrará em processo de licitação nos próximos meses. Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informou que realiza fiscalização constante em rondas diurnas e noturnas para coibir infrações e, em caso de flagrante, faz autuações.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar