A nova rota para a BR-316, a Avenida Ananin, interligada ao novo viaduto de quatro pétalas, já facilita a vida de milhares de moradores da Região Metropolitana de Belém.
A avenida, que liga a BR-316 aos bairros Cidade Nova e Guajará, foi entregue pelo governador Helder Barbalho no último domingo (9) e garante mais mobilidade e qualidade de vida aos moradores. A obra da avenida, iniciada no final de 2021, teve investimento total de R$ 24.889.979,36.
Veja também:
Caminhão e motocicleta: acidente é registrado na Mário Covas
Vídeo: Motorista joga ônibus em cima de carro de passeio
O motorista Emerson Ricardo de Lima, morador do conjunto Maguariaçu há 5 anos, aprovou a nova avenida. “Aqui era meio complicado, ‘final de linha’. Não tinha passagem, só um caminho e uma ponte. Era perigoso, considerado uma invasão. Agora mudou bastante, ficou muito bom o acesso a BR-316”, afirma Emerson.
Joice Salgado da Costa, dona de casa, mora há 6 anos em um condomínio às margens da avenida Ananin e anda de bicicleta pela via. “Era muito ruim, só mato, no tempo de inverno enchia, tinha que andar pelas águas. Agora ficou 100 %, a gente tem passagem para todo canto, não enche, tranquilo mesmo”, detalha a dona de casa.
No primeiro dia de liberação do viaduto e da Avenida Ananin como nova rota para moradores, o trânsito fluiu conforme o esperado pelo NGTM, responsável pela obra. A via tem 1,8 km de extensão em pista dupla, ciclovia, calçada com acessibilidade, faixas de pedestre, abrigos para passageiros de ônibus e paisagismo com várias mangueiras, ipês, açaizeiros e árvore de ananin, que dá nome à avenida.
“A Ananin permite uma nova rota de tráfego, tanto nesse período em que a BR está em obras, quanto após. A implantação da avenida possibilita aos moradores da região uma melhor condição de acesso e mobilidade, uma vez que por lá passarão linhas de ônibus. A avenida está equipada com ciclovia, e as pessoas que utilizam bicicleta no seu dia a dia terão uma condição mais segura de trafegar”, destacou o diretor-geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.
Além de fazer a ligação entre o maior polo gerador de viagens do município de Ananindeua para o futuro Terminal de Integração, a via foi utilizada para um dos lançamentos de drenagem da BR-316. Com a Ananin pronta, a população ganhou também infraestrutura, possibilitando melhor prestação de serviços públicos como acesso de ambulâncias e de carros coletores de lixo ao entorno da via.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar